CONCERTO DE NATAL NO CINE TEATRO

quinta, 22 de dezembro 2005

Esta sexta-feira, dia 23, às 21H30, realiza-se o primeiro espectáculo do ciclo de "Concertos de Boas Festas", promovido pela Câmara Municipal de Estarreja. Neste Concerto de Natal, actuam no Cine Teatro de Estarreja, o Orfeão Egas Moniz e a Orquestra de Jovens de Estarreja. O Orfeão Egas Moniz apresenta um concerto para todos os Estarrejenses. Fazem parte do programa peças eruditas e populares de cariz natalício que serão apresentadas pelo Orfeão e pela Orquestra de Jovens de Estarreja. Com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja, foi possível reunir grande parte dos jovens músicos deste concelho – estudantes do ensino superior na sua maioria - que proporcionarão certamente um muito agradável serão musical. O Orfeão Egas Moniz que apresentará repertório preparado especificamente para este evento, convida todos os amantes de música a assistir ao concerto. Um espectáculo para apreciar em família. Entradas livres. O ORFEÃO EGAS MONIZ O Orfeão Egas Moniz foi fundado em 2003. Os seus fundadores foram um grupo de pessoas ligadas à Escola de Artes de Avanca – alunos, pais, antigos alunos e amigos, – com o intuito de criar um espaço onde se estimulasse o canto coral. Para maestro foi escolhido o professor João Pedro Fernandes, que apesar de ser novo, possui uma larga experiência na condução de coros amadores. Ao fim de alguns meses de ensaios intensivos, o Orfeão Egas Moniz teve a sua apresentação oficial na festa de fim de ano da Escola de Artes em Julho de 2004. No Natal de 2004 o Orfeão Egas Moniz participou em concertos de Natal em várias freguesias do concelho de Estarreja, tendo obtido um reconhecimento assinalável. Em Abril de 2005 o Orfeão Egas Moniz organizou pela primeira vez um Encontro de Coros para divulgar a melhor música coral que se pratica na nossa região. Para isso convidou o Coro da Associação Recreativa e Cultural de Salreu e o Orfeão da Feira, ambos expoentes máximos da música Coral. Neste Natal, a Câmara Municipal de Estarreja convidou o Orfeão Egas Moniz a participar no Concerto de Natal. Para a sua realização, organizou-se uma orquestra – Orquestra de Jovens de Estarreja - composta essencialmente por músicos do nosso concelho. O Concerto de Natal vai contar com música coral “à Capella”, música para orquestra e peças de Natal para coro e orquestra. PROGRAMA DO CONCERTO Music for A Midsummer Night´s Dream Henry Purcell excertos da 1ª e 2ª suites Prelude Hornpipe Overture Air Rondeau Prelude Danse for grenn men Concerto em Ré M António Vivaldi para guitarra e cordas Allegro Largo Allegro Solista: Bruno Ribeiro Panis Angelicus Casciolini Natal de Elvas Sampayo Ribeiro Noite Feliz Franz Grüber Magnificat Dietrich Buxtehude para Solistas, Coro e Orquestra Solistas: Maria Guimarães, Soprano Joana Guimarães, Contralto Vitor Sousa, Tenor Helder Bento, Barítono A Carol Festival Carl Strommen orq. de J. Fernandes O Menino está dormindo Sampayo Ribeiro/Lourenço MÚSICOS ORQUESTRA Violino Carla Santos Carlos Barbosa Cátia Pereira Emiliana Silva Ricardo Pires Viola Joana Tavares Mariana Ferreira Violoncelo Ana Domingas Miguel Matias Contrabaixo José Jaloto Flauta transversal Marta Gonçalves Clarinete Vasco Valente Fagote Martinho Rodrigues Trompete António Andrade Orgão Nuno Silva Solistas: Maria Guimarães, Soprano Joana Guimarães, Contralto Vítor Sousa, Tenor Helder Bento, Baixo Bruno Ribeiro, Guitarra ORFEÃO EGAS MONIZ Sopranos: Adélia Santos Celina Bernardo Eliana Florentino Maria Adelaide Matos Maria Cecília Vaz Maria Conceição Laranjeira Maria de Lá-Salete Oliveira Maria Odete Laranjeira Contraltos: Albina Valente Carla Vaz Caridade Laranjeira Cláudia Vasconcelos Maria Conceição Pais e Silva Maria Margarida Laranjeira Maria Palmira Gomes Raquel Laranjeira Tenores: Carlos Laranjeira Jorge Laranjeira Vítor Vital Baixos: António Pais e Silva António Osório Bernardo António Vasconcelos Borges Paulo Ramalhote Maestro: João Pedro Fernandes Foto: Árvore de Natal Ecológica elaborada pelos alunos da Escola do 1º Ciclo de Santo Amaro, em exposição na Biblioteca Municipal.