INSTITUIÇÕES DA 3ªIDADE: COMPUTADORES NO SAPATINHO

quinta, 22 de dezembro 2005

Em Canelas, esta é uma visita muito esperada. No Centro Comunitário de Salreu, o Sr. Cândido recebeu a lembrança com lágrimas. E na Misericórdia de Estarreja, retribuíram com uma oferta feita pelos próprios idosos. Em dois dias, o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, realizou a visita de Natal aos Lares e Centros de Dia do Concelho. E anunciou a instalação de computadores e internet nas instituições da terceira idade. “Eles ficam satisfeitos com a visita do Presidente, sentem que são acarinhados, que existe alguém que pensa neles, que não estão desprezados e que ainda têm um lugar na sociedade”, diz a coordenadora do Centro Social São Tomé de Canelas, Maria Augusta Valente. “Basta dizer Bom Natal e para eles já é uma grande satisfação. Eles querem é carinho e atenção”. 26 utentes frequentam a valência de centro de dia que está lotada. O Autarca aproveita a ocasião para anunciar a instalação de um computador e ligação à internet em cada instituição “que permitirá aos utentes, por exemplo, contactar com os seus familiares e amigos”. Este é mais um passo “no combate à solidão”, considera José Eduardo de Matos. Os idosos terão ainda a oportunidade de receber “formação básica no Espaço Internet de Estarreja, obtendo o Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação e ficando habilitados a trabalhar com o computador” sabendo-se que “o progresso e as novas tecnologias são para todos. É essa a obrigação da Câmara”, conclui. O autarca faz questão de ir pessoalmente todos os anos aos lares e centros de dia. “Faz-me bem partilhar com os mais velhos o calor humano desta quadra e sublinha que eles são parte essencial da nossa comunidade, com quem devemos sempre aprender, também na alegria de viver”. O périplo prosseguiu em Salreu, no Centro Comunitário que foi inaugurado em 1999. As modernas instalações acolhem 52 utentes (32 em internamento e 20 no centro de dia). José Eduardo de Matos começa a distribuir a lembrança de Natal a cada um dos utentes desejando um feliz natal à medida que conversa com eles. Emocionado com o gesto do Presidente, o Sr. Cândido não consegue conter as lágrimas. Logo a funcionária acarinha-o, acalmando-o. A última visita da tarde foi no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja que apoia um total de 148 idosos (53 no lar, 20 no centro de dia, 59 no apoio domiciliário e 16 no apoio domiciliário integrado). O Presidente chega à hora do lanche e como sempre é recebido com sorrisos. “Este é um momento especial e muito importante para eles. Emocionam-se e começam a chorar. Ficam felizes porque valorizam estes pequenos gestos”, testemunha a Directora Técnica, Cristina Garcia. A medida de apetrechar as instituições da terceira idade com as novas tecnologias de informação e comunicação deixa a responsável animada. “Já temos um computador e internet e eles já estão a trabalhar nesta área”. Cristina Garcia atesta que “eles têm interesse, escrevem cartas aos seus familiares. Há que os motivar e dar-lhes autonomia”. A ampliação e remodelação do Lar da Santa Casa foram inauguradas em 2003. O edifício está agora a receber obras de beneficiação no segundo andar, na zona dos quartos. Os trabalhos estarão prontos em Março. A Directora Técnica dá conta de uma “lista de espera enorme para internamento, cerca de 40 pessoas, e não conseguimos dar resposta”. No final da visita, os idosos surpreendem José Eduardo de Matos com uma oferta, um centro de mesa, feita pelos próprios. Carminda Martins, utente no Lar da Santa Casa, deu uma mãozinha fazendo uns cartuchos em papel vermelho que enchem o centro de mesa. “Papel, cartolina, cola e uma vela” são os materiais necessários para a elaboração de tão original objecto. A Sr.ª. Carminda vê na visita do Autarca um “sinal de que gosta e tem amizade por nós”. E deseja “um bom natal a todos os que se lembram dos idosos”.