III SEMINÁRIO DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

quinta, 19 de janeiro 2006

O Rotary Club de Estarreja promove o III Seminário de Ecologia e Meio Ambiente. Esta edição está subordinada ao tema "Recursos Hídricos – Contributos para uma Gestão Sustentável. O evento decorre no sábado, dia 21 de Janeiro, no Hotel Eurosol. PROGRAMA 9H00 Recepção e Inscrições 9H30 Sessão de Abertura 10H00 "CONTRIBUTOS PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL E INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS", por Teresa Leitão (Presidente da Comissão Directiva da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos) 10H40 “VEOLIA: GESTÃO INTEGRADA DO CICLO DA ÁGUA NA INDÚSTRIA”, por Isabel Martins Ricardo (Directora de Estudos e Projectos de “Compagnie Générale des Eaux Portugal) 11H00 Coffee-break 11H20 “ECO-EFICIÊNCIA E A GESTÃO NA EMPRESA: ECOLOGIA INDUSTRIAL APLICADA”, por António José Ragageles Valente (Director do Instituto do Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho) 12H00 “DA IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO PROCESSO PRODUTIVO”, por Washington Dantas (Director Geral da Dow Portugal) e Lubélia Penedo (Directora Geral da APEQ e Moderadora do PACOPAR) 12H25 Debate 13H00 Almoço 14H30 “PLANEAMENTO E GESTÃO DA ÁGUA EM PORTUGAL”, por Adérito Mendes (Director de Serviços de Planeamento do INAG e Professor do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa) 15H10 “AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS EM PORTUGAL: SUB-APROVEITADAS E AMEAÇADAS”, por Luís Ribeiro (Professor Auxiliar do Instituto Superior Técnico e Presidente do Centro de Geossistemas do IST) 15H50 Debate 16H20 “O DESAFIO DO SÉCULO XXI: O PARADIGMA DA ÁGUA”, por Carlos Borrego (Professor Catedrático e Director do Instituto do Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Aveiro) 17H00 Sessão de encerramento Organização: Rotary Club de Estarreja Governadoria do Distrito Rotário 1970 Consultor Científico e Moderador Manuel Augusto Marques da Silva (Professor Catedrático do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro) Informações Inscrição gratuita/entrada livre Inscrição para almoço buffet (20 euros) até 16 Janeiro Reserva de quartos: Hotel Eurosol (234 840 430 ou estarreja@eurosol.pt) Secretariado Rosa Maria Domigues (964099780 ou rmad2004@mail.pt) Artur Marques (234830000 ou nunesmarques@mail.telepac.pt) Carlos Marques (964022220 ou aguiarmarques@sapo.pt)