COMISSÃO MUNICIPAL DE TRÂNSITO ENTRA EM FUNÇÕES

quinta, 16 de fevereiro 2006

A Comissão Municipal de Trânsito (CMT) de Estarreja tem vindo a analisar um conjunto de medidas no sentido de melhorar as condições de segurança das pessoas, da fluidez do tráfego urbano e das condições de estacionamento de veículos. A CMT é constituída por representantes da Câmara Municipal de Estarreja, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Guarda Nacional Republicana e Associação Empresarial SEMA. Os presidentes das Juntas de Freguesia também participarão em reuniões onde se debatam questões relacionadas com as respectivas áreas geográficas. É objectivo deste grupo de trabalho dar resposta a três níveis de situações: de resolução simples (colocação de sinalização, interdição temporária de circulação, etc.); de alteração viária (novo ordenamento do fluxo viário, sentidos únicos, etc.); e de visão estratégica (desenho de vias alternativas ou circulares urbanas, programas de educação para a condução defensiva, etc.). Um desígnio fundamental é privilegiar o contacto com os moradores, comerciantes e entidades antes da tomada de decisões finais, que lhes digam respeito directamente, fazendo com que esses agentes façam parte da solução. Por agora, a CMT está a colocar à discussão a adopção de sentidos únicos em algumas vias da Cidade. A primeira proposta sugere que a Rua do Jornal de Estarreja passe a ter um único sentido, na orientação de poente para nascente (ou seja, do cruzamento com a EN Nacional 109 e com a Rua Dr. Souto Alves, para o cruzamento com a Rua da Fontinha), ficando com estacionamento autorizado na faixa norte (esquerda) da via. O objectivo da proposta é eliminar os actuais constrangimentos de cruzamento de veículos, o qual não é possível sempre que qualquer veículo se encontra estacionado em qualquer um dos lados. Adicionalmente desapareceria o semáforo do cruzamento, o que permitiria um melhor escoamento do fluxo da EN 109. Os Munícipes podem contactar com a CMT e expor os seus comentários, ideias, sugestões ou críticas, através de e-mail na página www.cm-estarreja.pt, acedendo ao Balcão virtual/Comissão Municipal de Trânsito. No caso concreto da Rua do Jornal de Estarreja, a CMT recebe os moradores e comerciantes directamente implicados nos dias 2 e 6 de Março, das 16h00 às 18h00, no Edifício dos Paços do Concelho. Recorde-se que entrou em vigor recentemente a Postura Municipal de Trânsito do Concelho de Estarreja visando disciplinar o trânsito e melhorar a organização viária.