PRESIDENTE DA CCDRC VISITA CONCELHO DE ESTARREJA

quinta, 23 de fevereiro 2006

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Dr. Alfredo Rodrigues Marques esteve esta quinta feira de visita ao Concelho de Estarreja. Do programa fizeram parte uma visita ao Eco Parque Empresarial e uma deslocação ao Esteiro de Salreu - Percurso BioRia com o objectivo de conhecer no terreno o projecto que levou à candidatura do designado BIORIA II . Cientes do valor ambiental do Concelho de Estarreja que se revela pela imensa riqueza de habitats e espécies, um local privilegiado para a Conservação da Natureza, bem como da importância que a educação/ sensibilização ambiental, a conservação da biodiversidade, a requalificação de zonas ambientalmente degradadas e a sua consequente renaturalização e, finalmente, a recuperação dos corredores ripícolas representam actualmente na definição de uma politica ambiental pró-activa e coerente, idealizou-se a continuidade do BioRia, voltando-o para esta temática de importância e actualidade indiscutíveis – a água doce e os habitats a ela associados. A ideia da temática do projecto versar sobre a água, deriva da sua importância na formação e caracterização desta região ímpar, da sua umbilical relação com o homem e de uma crescente preocupação, por parte da opinião pública, relativamente aos recursos hídricos numa perspectiva de assegurar a sustentabilidade dos mesmos, garantindo o futuro usufruto pelas gerações vindouras. A despoluição da Ria de Aveiro constitui um objectivo imediato, na perspectiva de sublinhar a urgente e necessária interacção dos Concelhos (Feira e Oliveira de Azeméis) a montante de Estarreja, até à nascente, revertendo os focos de poluição que actualmente despejam no Antuã e contaminam a Ria. O presente projecto propõem-se dar o primeiro passo, rumo à necessária abordagem multidisciplinar e integrada da bacia hidrográfica do Rio Antuã, bem como dos restantes cursos de água concelhios contribuindo para a eliminação de potenciais focos de contaminação. A acrescer, será ainda desenvolvido um plano estratégico de monitorização ambiental do Concelho que permita um constante acompanhamento da qualidade ambiental da rede hidrográfica, da atmosfera e de outras componentes relevantes, bem como serão desenvolvidas parcerias com o tecido empresarial da região que valorizem e contribuam para a sua futura implementação prática. Serão ainda dados os primeiros passos para a criação de um centro integrado de educação ambiental, que privilegie uma componente de experimentação prática e seja um dos garantes da sustentabilidade financeira do projecto e da sua continuidade no futuro, aproveitando e recuperando, para tal, as instalações abandonadas da antiga ETAR de Estarreja. Importa ainda reforçar que algumas das infra-estruturas a criar localizar-se-ão num espaço abandonado e degradado que dessa forma será recuperado e valorizado, criando-se assim, um pólo dinamizador e pioneiro dentro do Concelho, que sirva de modelo da aplicação prática da politica dos 4 R´s e da agenda 21 local. O BioRiaII irá desenvolver-se em 6 linhas estratégicas fundamentais que são as mesmas 4 do BioRia e duas novas resultantes do crescimento e maturidade do projecto que são: Estudos-prévios de requalificação ambiental Nesta linha de acção pretende-se elaborar Estudos-prévios e Projectos de execução que permitam a recuperação e renaturalização das margens do Rio Antuã, da turbina até à antiga ETAR, abrangendo as áreas da Topografia, Engenharia Biofísica e Arquitectura Paisagista. Pretende-se ainda elaborar um Estudo Prévio e Projecto para a Recuperação da antiga ETAR de Estarreja com vista à implementação de um Centro de Monitorização Ambiental do Concelho, bem como Centro de Educação e Sensibilização Ambiental interligando dois conceitos chave para a Qualidade de Vida – a Conservação da Natureza e a Qualidade Ambiental. Actividades de envolvimento da população Pretende-se com esta linha de acção promover a participação activa das populações e o seu envolvimento nas actividades de Conservação da Natureza e requalificação ambiental, tornando-as conscientes da importância dessas componentes no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida. Para tal, serão lançados desafios às empresas, para a organização de actividades lúdicas e educativas auto-sustentáveis, centradas sobre as potencialidades naturais e culturais, incluindo as gastronómicas, do Concelho, incentivando o turismo de natureza e a sustentabilidade. Com o mesmo intuito fomentar-se-á o estabelecimento de parcerias e protocolos de cooperação com entidades públicas e privadas, bem como ONG´s e Associações locais. Para uma sensibilização e um envolvimento “in loco” com as problemáticas do ambiente e conservação, serão realizadas visitas guiadas pelos vários espaços naturais direccionadas a grupos específicos da população, nomeadamente autarcas, empresários e colectividades locais. Por fim, serão promovidos um programa quinzenal ou mensal numa rádio local e dinamizada uma coluna periódica nos jornais locais, onde se incentivará a partilha de experiências e de informação sobre histórias, espécies e habitats de Estarreja, além de funcionarem como meios privilegiados para a divulgação das actividades realizadas no âmbito do projecto e da Conservação da Natureza em geral. Finalmente refira-se que o projecto sai ainda valorizado no seu todo pela continuação do protocolo de colaboração já estabelecido, aquando da primeira fase do projecto BioRia, entre o Município Estarrejense e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, consagrada instituição de ensino e investigação. Deste modo o BIORIA pretende, ao nível local, dar um primeiro, mas precioso contributo para se atingir um dos marcos ambientais das actuais sociedades modernas, o desenvolvimento sustentável.