CRIANÇAS APRENDEM A RECICLAR PAPEL

terça, 07 de março 2006

A turma do pré-escolar da Escola do Mato, Avanca, aprendeu a reciclar. O papel é demasiado valioso para ser desperdiçado. Durante este mês, a reciclagem de papel foi ensinada nas escolas do concelho de Estarreja. Treze estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo e Jardim-de-infância aderiram ao projecto do Sector de Ambiente da Câmara Municipal de Estarreja. O Sector de Ambiente da CME quer consciencializar os alunos para a importância da árvore, promovendo oficinas de reciclagem de papel onde são dadas instruções de como fazer papel reciclado manualmente. Para que crianças e professores continuem a reciclar, é ainda oferecido a cada escola um kit de reciclagem de papel. Os ateliers constituem um exemplo de actividade, na qual as crianças podem fazer papel reciclado manualmente, interiorizando o conceito de reciclagem de uma forma concreta, praticando. O processo é simples e mereceu a atenção dos alunos do Mato que ouviram atentamente as explicações da técnica. “Este projecto é muito interessante sendo uma forma de eles explorarem e descobrirem o processo do aproveitamento do papel velho”, avaliou a Educadora de Infância, Isabel Almeida. Na sessão desta tarde, as crianças com 3, 4 e 5 anos de idade “estiveram atentas e interessadas”. Esta turma ainda não tinha tido contacto com a temática. A oferta do kit de reciclagem permitirá “dar continuidade ao projecto. Vamos continuar a reciclar”, garantiu. Aproveitando o papel usado, estamos a poupar árvores. Numa segunda etapa, será lançado o concurso “Reutilizar é o teu papel” que constitui uma forma diferenciada de estimular a comunidade escolar a tratar a temática dos resíduos. As escolas são desafiadas a fazerem folhas de papel reciclado que posteriormente utilizarão das mais variadas formas: blocos de notas, marcadores de livros ou postais.