Saneamento cobre 65% da freguesia de Avanca

CAMPANHA MUNICIPAL REDUZ PARA METADE OS CUSTOS DE LIGAÇÃO

quarta, 03 de maio 2006

A Câmara Municipal de Estarreja promove uma Campanha Municipal de ligação às redes de saneamento e de água durante os meses de Maio e Junho. Tendo como finalidade o incremento da adesão aos sistemas, a Autarquia decidiu aplicar uma redução de 50% no custo de ligação do SANEAMENTO e de instalação do ramal da REDE de ÁGUA. A campanha foi lançada ontem ao final do dia, durante a V Semana do Ambiente, e decorre até 30 de Junho. A sessão que decorreu em Avanca assinalou ainda a entrada em funcionamento do saneamento na vila avancanense onde a taxa de cobertura atinge agora os 65%. O acto simbólico (FOTO) decorreu junto ao Centro Paroquial de Avanca. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, salientou “a maior obra alguma vez feita em Avanca, com um investimento de 3 milhões de euros, num total de 25 kms de condutas e estradas arranjadas, abrangendo 4500 pessoas”, recalcando a ideia de que a importância do título “Vila” advém da qualidade de vida dos cidadãos. “E Avanca dá um passo muito importante nesse sentido”. A taxa de cobertura é hoje de 65% quando há quatro anos era de 0%. Em termos futuros, o objectivo traçado é levar o saneamento a toda a freguesia com uma terceira fase de construção de infraestruturas, esperando-se a comparticipação do novo Quadro Comunitário de Apoio. O Presidente da Junta de Freguesia de Avanca, José Artur Pinho, manifestou a sua satisfação. “Esta é uma obra importantíssima que custa milhões. O Sr. Presidente tem estado atento aos problemas da freguesia, mas quanto mais temos, mais queremos”, disse referindo-se às zonas que ainda não estão dotadas de saneamento. Apelou ainda à consciência dos avancanenses para que peçam a ligação ao sistema de drenagem de esgotos. CAMPANHA DE LIGAÇÃO ÀS REDES DE ÁGUA E SANEAMENTO Até 30 de Junho, os munícipes podem usufruir de uma redução de 50% na ligação às redes de água e de saneamento. “De nada vale o esforço de investimento se as pessoas não compreenderem a importância do saneamento”, comenta o Presidente da Câmara. “Problemas com fossas ou esgotos a correrem nas bermas devem pertencer ao passado”. Nestes dois meses de Maio e Junho, a Autarquia dá a oportunidade, especialmente aos que têm menos possibilidades financeiras de solicitar a ligação, para que todos possam ter água e saneamento. Referindo-se à água da rede pública, o Autarca puxou de um recente estudo nacional que comprova que as “Águas do Vouga são das melhores ao nível do sistema de qualidade”. REDE MUNICIPAL DE SANEAMENTO Em 2002, a rede de saneamento cobria 12% do Município e hoje atinge os 72%, num salto enorme na Qualidade de Vida das 7 Freguesias do Concelho. Contudo, o avultado investimento de 17,5 milhões de euros ainda não teve o feedback desejado uma vez que, apesar da cobertura actual de 72%, apenas 26,4% da população está ligada à rede de esgotos, servindo cerca de 7500 habitantes. Actualmente, são 2481 as ligações existentes. A Freguesia de Beduído é a que detém o maior número de ligações, 78%, na medida em que as infraestruturas de saneamento existentes até 2002 eram exclusivas do centro da cidade de Estarreja. Em Canelas e Fermelã, onde a cobertura é agora de 98%, mais de 20% da população utiliza o saneamento. Nas restantes freguesias, ainda só aderiram cerca de 10%, enquanto se aguardam os impactos das recentes ligações das Vilas de Pardilhó e de Avanca. REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA Actualmente, 65% da população do Concelho de Estarreja consome água da rede pública de abastecimento. Estima-se que a rede serve mais de 18 mil estarrejenses. O número de contadores domésticos tem subido gradualmente, tendo triplicado nos últimos dez anos. Em 1996, apenas 2303 habitações estavam ligadas à rede municipal. Hoje, esse indicador sobe para as 6759 ligações. A água da rede de abastecimento público é analisada com a frequência que a lei determina e a sua qualidade é divulgada em editais e na internet em www.cm-estarreja.pt Este facto aliado à má qualidade da água dos poços e à seca que no Verão se vem repetindo, vem justificando o crescente aumento de ligações à rede municipal. PELA SUA SAÚDE PEÇA A LIGAÇÃO À REDE MUNICIPAL! Este é o apelo que a Câmara faz aos Munícipes. O QUE É NECESSÁRIO PARA PEDIR A LIGAÇÃO? Se é proprietário: Bilhete de Identidade Número de contribuinte Número do artigo matricial da propriedade Se é arrendatário: Bilhete de Identidade Número de contribuinte Contrato de arrendamento A Autarquia lembra que… O Saneamento é garantia de melhor futuro e melhor ambiente. Contribua para acabarmos com as fossas e com os maus cheiros! Análises efectuadas pela Autarquia demonstram que a água de mais de 80% dos poços e furos é imprópria para consumo. Já a água da rede pública tem qualidade controlada! O último Verão foi marcado pela seca. Previna-se ligando-se à rede de abastecimento de água.