MAIS DE 50 MIL UTILIZAÇÕES NAS PISCINAS MUNICIPAIS EM 2005

quarta, 10 de maio 2006

As Piscinas Municipais do concelho alcançaram as 53.357 utilizações durante o último ano. Estarreja contabilizou 36.306. Avanca registou 17.051. A análise à evolução do número de utentes nos últimos três anos regista uma subida acentuada em 2004, ano em que se atingiu 56.932 utilizações. 2003 havia registado 48.934. Na Piscina de Estarreja, o número de turmas de natação da Câmara Municipal de Estarreja (CME) tem vindo a crescer desde 2003. Nesse ano havia 24 turmas. Em 2005, esse número subiu para 35. A criação de novas turmas de hidroginástica e a introdução da hidroterapia contribuíram para esse incremento. Avaliando todas as turmas que frequentam a piscina da cidade (CME, escolas, instituições, competição do CDE e Escola Municipal de Desporto), em 2003 havia um total de 65. Em 2005, estavam constituídas 72 turmas. Em Avanca, as turmas da CME subiram de 9, em 2003, para 16, em 2005. Em relação a todas as turmas que frequentam a piscina, a evolução também é positiva, tendo aumentado de 36, em 2003, para 53, em 2005. O ensino da natação em vários níveis técnicos (iniciação, aperfeiçoamento, pré-competição, competição e manutenção), a hidroginástica, a natação para bebés e a hidroterapia, recentemente introduzida na Piscina de Estarreja, compõem o leque de modalidades disponíveis. A cedência de espaços e/ou colaboração com colectividades, instituições e escolas, a promoção de eventos vários (Semana da Família, Semana Sénior, Dia da Mulher, Dia do Pai, Dia da Mãe, Festival de Encerramento das Escolas de Natação, Torneio de Natação CME) e o regime livre são outras formas de ocupação das piscinas. A diminuição de utilização registada em 2005 não é, aos olhos do coordenador das Piscinas Municipais, Jorge Crespo, significativa. “Os números são satisfatórios atendendo à dimensão do concelho e à densidade populacional”, diz adiantando que “cerca de 200 utentes frequentam as piscinas diariamente”. O responsável explica que em 2004, face a uma reparação na Piscina de Albergaria a Velha, a equipa de competição do Campinho treinava diariamente em Estarreja, o que deixou de acontecer em 2005. Por outro lado, a esta redução não é alheia a “variedade de oferta desportiva cada vez maior no concelho”. Jorge Crespo nota ainda que a crise económica também foi um dos factores que contribuiu para a redução do número de utentes em 2005. Contudo as perspectivas para 2006 apontam para “níveis de frequência mais altos”. Por um lado, Jorge Crespo refere que “temos aumentado o número de turmas”. Por outro, “estamos a atingir um novo público, fruto da relação existente com a Escola Municipal de Desporto de Estarreja e também devido às iniciativas em que abrimos as portas à população em geral”. Enumera o Dia do Pai, 8 de Março, em que “40 pessoas que habitualmente não vêm à Piscina” assinalaram a efeméride e o Dia da Mãe, no último domingo, que repetiu as 4 dezenas de participantes, na Piscina de Estarreja. Energia alternativa na Piscina de Avanca Depois de todas as melhorias efectuadas nos últimos anos na Piscina de Avanca, projecta-se para este ano, mais um investimento significativo, relacionado com o tratamento da água, aplicando uma das mais modernas tecnologias, o tratamento por ultra-violetas, num investimento na ordem dos 20 mil euros. Paralelamente, está em fase de avaliação a instalação de energias alternativas renováveis. Neste caso, a implementação de um sistema de aproveitamento de energia solar, projecto de valia económica e ambiental. O objectivo é utilizar o sistema solar térmico para o aquecimento do tanque e das águas quentes sanitárias num investimento que se prevê de cerca de 60 mil euros. Segundo um estudo prévio, a solução é estética e ambientalmente atractiva, além de economicamente viável. Novo Complexo de Piscinas A carências físicas da Piscina de Estarreja levaram o executivo camarário a decidir pela construção de um Complexo de Piscinas Municipais. Conforme o Orçamento da Câmara Municipal para 2006, prevê-se para este ano o arranque das obras do novo equipamento, junto ao Estádio do Clube Desportivo de Estarreja.