Festival de Teatro de Estarreja

FESTA DO TEATRO ENTRA HOJE EM CENA

sexta, 12 de maio 2006

O FesTeatro'06 - Festival de Teatro de Estarreja começa esta noite com a estreia nacional da peça de Teatro-Ópera Popular “Auto da Fonte dos Amores”, pela Companhia De Mente, com a participação de um elenco local. A abertura do FesTeatro é ainda assinalada com actuações surpresa pela Companhia de Teatro de Três, que percorrerá as ruas de Estarreja durante todo o dia de hoje e amanhã. Domingo à tarde, o GATA - Grupo Amador de Teatro de Avanca apresenta "Os Pires de Sacavém". Hoje, há ainda uma Festa de início do FesTeatro, às 23h, no Bar CTE. O FesTeatro decorre até dia 28 de Maio, com a realização de sete espectáculos. "AUTO DA FONTE DOS AMORES" 12 e 13 de Maio – Sexta e Sábado – 21h30 Teatro-Ópera Popular “Auto da Fonte dos Amores” [Entrada: 5€ | 3,5€ c/descontos cartão jovem, cartão estudante, cartão sénior municipal ou <12 anos] [Passe Geral FesTeatro’06: 20€ | Passe Geral FesTeatro’06 c/descontos cartão jovem, cartão estudante, cartão sénior municipal ou <12 anos: 15€ Passe válido para 7 espectáculos, com isenção de consumo mínimo nos espectáculos no Bar CTE e entrada livre de um acompanhante criança por adulto com Passe Geral no espectáculo para infância de 28 de Maio] Encenação: Graeme Pulleyn Libreto, Música, Encenador Adjunto e Direcção Musical: Carlos Clara Gomes Cenografia: Mário Benavides Figurinos: Alda Pires Desenho de Luz e Iluminação: João Cadete Leite Actores/Cantores: Ana Celeste Ferreira, André Varandas, Carlos Clara Gomes, Cristiane Silva, Paulo Tribuna, Suzana Branco, Íris Rebelo Coordenação de elencos locais: Shark, José Carlos Ferreira, Daniel Rodrigues Produção – Tradisom / Teatro da Trindade Estreia nacional do Teatro-Ópera Popular Auto da Fonte dos Amores, um espectáculo musical baseado no episódio histórico da paixão de Pedro e Inês de Castro, onde co-habitam formas musicais tão diversas como o Rock, o Fado, o Tango, a Salsa, o Hip-Hop ou a Soul Music. Este espectáculo, a cuja produção se associou o Teatro da Trindade e o Teatro Regional da Serra de Montemuro, tem uma leitura contemporânea, não espartilhando a narrativa num entorno exclusivamente medieval nem confinando-a a umas muralhas exclusivamente portuguesas. A sua dramaturgia assenta numa triangulação cujos vectores estão assentes no Amor – Loucura – Poder. O espectáculo configura a participação de um elenco local a par do elenco fixo e profissional. Trata-se duma medida que visa o fazer-aprendendo e o aprender-fazendo, constituindo um módulo de formação de artes de cena adaptado à realidade desta Ópera. Nesse sentido, foram realizadas audições em Abril no Cine Teatro a cerca de 70 participantes voluntários que com entusiasmo e ambição integram estas apresentações. :::::::::::::::::::::::: FESTA DE INÍCIO DO FESTEATRO 12 de Maio – Sexta-feira – Bar do CTE – 23h-02h | Festa de início do FesTeatro [após Teatro Ópera Popular Auto da Fonte dos Amores] – DJ João Pedro [Indie kids dance again] [Entrada Livre] :::::::::::::::::::::::: "OS PIRES DE SACAVÉM" 14 de Maio – Domingo – 16h30 – Teatro Amador – “Os Pires de Sacavém” – G.A.T.A. – Grupo Amador de Teatro de Avanca [Entrada: 2,5€ | 1,5€ c/descontos cartão jovem, cartão estudante, cartão sénior municipal ou <12 anos] [Passe Geral FesTeatro’06: 20€ | Passe Geral FesTeatro’06 c/descontos cartão jovem, cartão estudante, cartão sénior municipal ou <12 anos: 15€ Passe válido para 7 espectáculos, com isenção de consumo mínimo nos espectáculos no Bar CTE e entrada livre de um acompanhante criança por adulto com Passe Geral no espectáculo para infância de 28 de Maio] Os Pires de Sacavém com texto da autoria de Ascensão Barata e Abreu e Sousa, é uma peça de teatro em que é apresentado o cómico das situações com um enredo algo complicado, embrulhando e desembrulhando peripécias. O tema central é a herança dum tio solteiro rico e que vive longe da família, que não lhe dá importância. Um dia os sobrinhos recebem a notícia da morte do tio e ficam satisfeitíssimos, todos com o olho na fortuna e tentando uns enrolar os outros de qualquer forma e feitio. Entretanto aparece a herdeira legítima e muitas outras peripécias vão acontecer, transmitindo através de uma linguagem simples, de forma agradável, alegre e cómica que “quem tudo quer, tudo perde”. Esta é a peculiar proposta do G.A.T.A. – Grupo Amador de Teatro de Avanca, que integra o programa do FesTeatro.