ESTARREJA É CANDIDATA AO PRÉMIO EDP DE POUPANÇA ENERGÉTICA

quinta, 06 de julho 2006

A Câmara Municipal de Estarreja é uma das candidatas ao Prémio EDP “Electricidade e Meio Ambiente” 2005 que visa distinguir e notabilizar iniciativas no âmbito da eficiência da energia eléctrica e da qualidade ambiental. A candidatura do município estarrejense está integrada na categoria B: serviços e outras actividades à qual concorrem um total de 38 entidades. A Câmara Municipal pretende mostrar as boas práticas de utilização racional da energia introduzidas na iluminação pública. A candidatura refere-se ao projecto de Utilização Racional de Energia – Remodelação do Sistema de Iluminação implementado em Avanca e Pardilhó, no qual se investiu um total de 125 mil euros. O objectivo foi alterar as fontes de luz, abandonando a utilização de lâmpadas de vapor de mercúrio (VM) e substituindo por lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão. Esta mudança, para além de melhorar significativamente os níveis de iluminação das áreas envolvidas, visando o bem estar das populações, resulta numa considerável poupança energética. Caso se tivesse optado pelo simples aumento da potência das lâmpadas VM, o resultado teria sido um agravamento significativo no consumo de energia. A solução adoptada permite uma poupança energética que ronda os 34 mil euros por ano. Para além do mais, os novos equipamentos implicam também uma diminuição dos custos de manutenção.