PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA ESTÁ ON-LINE

terça, 11 de julho 2006

O Plano Municipal de Emergência de Estarreja (PMEE) sofreu este ano uma actualização e formatação de acordo com o estabelecido no Projecto SECUR-RIA, do Programa Aveiro Digital. Após a introdução destas modificações, o documento está agora disponível na internet na página da Câmara Municipal em www.cm-estarreja.pt. Criado em 2003 pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, o plano sofreu uma harmonização, adoptada a nível distrital no âmbito do SECUR-RIA/Segurança na Região da Ria de Aveiro. O PMEE foi concebido para organizar e articular a intervenção das entidades e com responsabilidade na área da segurança e optimizar a gestão dos recursos disponíveis, em situações de emergência. O documento sistematiza os diferentes graus de emergência e métodos de actuação. O documento apresenta a caracterização do concelho, topografia, uso do solo, clima, linhas de água, património construído, demografia, sectores de actividade, vias de comunicação e pontos sensíveis. Por outro lado, o plano vem identificar e caracterizar os riscos. Sejam riscos de origem natural como cheias e inundações, trovoadas e tempestades, sismos, incêndios florestais e seca; sejam riscos provocados pelo homem como acidente industrial, transporte de matérias perigosas, acidentes graves de tráfego e acidentes aéreos. Outro capítulo é dedicado à organização de emergência que se apoia no Serviço Municipal de Protecção Civil e no Atendimento de Emergência de Protecção Civil. As actuações previstas são efectuadas por quatro Grupos de Intervenção (Grupo de Intervenção Imediata; Grupo de Saúde; Grupo Logístico; Grupo de Segurança e Trânsito). De acordo com o site www.amria.pt/securria, o objectivo final do SECUR-RIA prende-se com a segurança e a protecção de pessoas e bens na sua área de intervenção, de modo a melhorar as redes de acção e informação ao público em geral mas também a todos os agentes envolvidos no processo de segurança e protecção civil. O projecto envolve os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.