REQUALIFICAÇÃO DA EN 1-12 ENTRE SALREU E ALBERGARIA: OBRA VAI COMEÇAR

terça, 22 de agosto 2006

Os Presidentes dos Municípios de Albergaria e Estarreja assinaram o Auto de Consignação da beneficiação da EN 1-12, nos Paços do Concelho de Albergaria. “Esta obra vai mudar a face da Vila de Salreu”. Assim resumiu José Eduardo de Matos no acto de consignação da EN 1-12, referindo-se à “importância que esta estrada tem para o desenvolvimento daquela freguesia” e à necessidade desta intervenção. A beneficiação da via que ligas as Freguesias de Salreu e Albergaria – A – Nova é um velho anseio das populações que já em 1997, num abaixo assinado, reivindicavam o arranjo da estrada. Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Albergaria - a - Velha, João Agostinho, sublinhou o óptimo relacionamento institucional e pessoal com o autarca de Estarreja como factor essencial para a assinatura do protocolo celebrado com a EP – Estradas de Portugal que viabilizou a empreitada e irá financiar 50% da obra. Os outros 50% são custeados pelos dois municípios. Cabe agora ao empreiteiro apresentar o plano de desvio de trânsito a fim de as máquinas poderem começar a trabalhar no terreno. A Estrada Nacional 1-12, actualmente em paralelo, será beneficiada numa extensão de 6300 metros, divididos entre os Municípios de Estarreja e Albergaria – A – Velha. A intervenção envolverá um custo estimado de 2 milhões de euros comparticipados em 50% pela EP – Estradas de Portugal. A faixa de rodagem passará a ter uma largura de 6,5 metros e passeios laterais com 1,5 metros. A intervenção inclui a sinalização ao longo de toda a via e a semaforização juntos às escolas de Soutelo e Salreu. A requalificação da EN 1-12 vai reforçar a segurança rodoviária e contribuir para o conforto dos utentes. Estima-se que a via tenha um tráfego diário de 2500 viaturas.