"ONDA VERDE" E NOVA SINALIZAÇÃO NA EN 109

quinta, 24 de agosto 2006

O arranca e pára na EN109 nos semáforos dos cruzamentos do LIDL e da Casa Adrêgo é um problema ultrapassado. A circulação automóvel tem agora maior fluidez com a “onda verde”, resultado da instalação de um sistema para compatibilização dos semáforos. Constatada a necessidade de articular em “onda verde” os semáforos dos cruzamentos da EN109 com as ruas da Arrotinha e Quinta Velha, e com a Alameda dos Plátanos, no centro da cidade de Estarreja, foi instalado um controlador de tráfego, com o custo de cerca de 6 mil euros, para controlo das intersecções semafóricas. A intervenção surgiu com base numa proposta da Comissão Municipal de Trânsito. Este grupo considera que no futuro todo o eixo viário da entrada norte da cidade deve ter um ordenamento dos fluxos de trânsito por rotundas. A CMT aconselhou o executivo a – perante qualquer licenciamento de construção ou operação urbanística na zona do cruzamento do LIDL – levar em linha de conta a possibilidade de construção de uma rotunda, por ser a melhor solução de futuro, em termos de ordenamento e escoamento dos fluxos viários, que previsivelmente tendem a aumentar com as novas construções previstas para a zona (superfícies comerciais e nova piscina). Nova sinalização a caminho… Foi recentemente aprovado pela CMT o Plano de Sinalização para o troço municipalizado da EN109, na travessia da cidade, desde a Rua dos Bombeiros Voluntários até à rotunda de acesso à A1 e A29, e que foi submetido pela Divisão de Viação e Equipamentos. A obra foi adjudicada este mês e envolverá um custo de 14 mil €.