Intervenções do Presidente de Estarreja e do Vice Presidente da Murtosa

AUTARCAS RECLAMAM MANUTENÇÃO DAS URGÊNCIAS

segunda, 23 de outubro 2006

JOSÉ EDUARDO DE MATOS, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA Faz todo o sentido que as Urgências de Estarreja se mantenham e venham a ser melhoradas. O Hospital de Aveiro não oferece um serviço minimamente de qualidade. Os utentes aguardam horas a fio à espera de atendimento em Aveiro. Se isto hoje é assim, como será no futuro? Existe um conjunto de razões para a manutenção do SU de Estarreja. O Complexo Químico, um dos mais importantes da Europa e a nível mundial, representa um risco potencial. A relação directa do risco industrial a um serviço de urgências é imprescindível, bem como a garantia de um Hospital de proximidade. Esta evidência não foi suficiente para a Comissão de Técnicos, que não teve o cuidado de pedir pareceres a mais entidades. Contrariamente ao caso de Sines, onde se pretende um serviço médico-cirúrgico, aqui relativamente às praias com grande incidência sazonal, não há a mínima referência a esta matéria. As acessibilidades, com vias congestionadas, nada têm a ver com o cenário do Alentejo. Aqui, estamos perto mas demoramos muito para chegar ao hospital de referência. Não, não e não ao encerramento das Urgências de Estarreja. A luta continua e não nos vamos calar. Temos a certeza que o Hospital é imprescindível para a nossa qualidade de vida. JOAQUIM BAPTISTA, VICE PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DA MURTOSA Somos directamente visados no processo, daí a nossa indiscutível solidariedade. Neste momento não temos a funcionar o SAP, a nossa saúde está nas vossas mãos e estamos satisfeitos pela maneira como cuidam de nós. Existe o problema da sazonalidade. Na praia da Torreira residem 2400 pessoas. No Verão, a população da Torreira aumenta para mais de 20 mil. Mas parece que este factor não tem grande relevância no estudo feito em Lisboa, completamente desfasado da realidade local feito com um desconhecimento do que se passa no terreno. Este é um desígnio regional. Não nos conseguem demonstrar nenhuma vantagem com o fecho das Urgências de Estarreja. A Murtosa está atenta e solidária com o povo de Estarreja.