“VIAGEM AOS PLANETAS” COMEÇA NA SEGUNDA FEIRA

sexta, 24 de novembro 2006

Os alunos dos 3º e 4º anos têm uma viagem marcada aos planetas. O projecto “Escola Ninho de Ciência” começa na Escola do Agro, Beduído, na próxima segunda feira, dia 27, com quatro sessões práticas (9h30, 11h, 13h e 14h) tendo como temática “Os Planetas”. A astronomia volta às salas de aula como forma de despertar as crianças para a Ciência. Após o “Passeio à Lua”, com grande receptividade e entusiasmo das crianças no ano lectivo anterior, este ano a Câmara Municipal promove a “Viagem aos Planetas” concretizando, uma vez mais, a aposta das ciências experimentais nas actividades lectivas. O projecto foi apresentado na quarta feira no final do dia, no decorrer da I Semana da Ciência e da Tecnologias. As 17 escolas do 1º ciclo do ensino básico receberam o kit dos planetas sendo “um contributo para o apetrechamento pedagógico das escolas”, adiantou o Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal, João Alegria, lamentando a não aprovação de uma candidatura ao Programa Ciência Viva que envolvia outros investimentos. Contudo, “o processo deve ser contínuo para aproximar os alunos da Ciência”. A astronomia suscita o interesse das crianças mas, no próximo ano, a autarquia pretende introduzir outras ciências no programa, nomeadamente a Biologia. Com abordagens como esta é possível tornar “a escola mais interessante e mais atractiva para os alunos”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, tendo em conta que o abandono escolar precoce é um dos problemas a combater em Estarreja. “Aqui em Estarreja temos vindo a promover a aprendizagem de novas matérias, antecipando as práticas agora introduzidas em todo o país”, referiu o autarca. Esta “Viagem aos Planetas” vai fazer “os alunos trabalharem sobre esta questão e motivá-los para a astronomia”, garantiu o astrónomo José Augusto Matos, que vai orientar as 38 sessões previstas nas escolas até 10 de Janeiro. José Matos salientou que “é raro os alunos do 1º ciclo terem acesso a este tipo de actividades”. Sensibilizar para a ciência, e neste caso concreto para a astronomia, é o objectivo desta “actividade inovadora”.