"EGAS MONIZ ESTÁ VIVO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS" CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO INAUGURADO

quinta, 30 de novembro 2006

A lição do Professor continua e agora num novo mundo, o virtual. A Câmara Municipal de Estarreja inaugurou o Centro de Documentação da Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, no dia em que se comemorou o 132º Aniversário do cientista. O vasto acervo histórico e documental, abrangendo a digitalização de 50 mil documentos, está disponível on-line. Com este passo, a autarquia “lança, para a comunidade e para o mundo, utilizando os meios tecnológicos mais avançados, a vida e obra” do Professor, resumiu o Vereador da Cultura e da Ciência, João Alegria. O novo centro permite “dar continuidade e sentido ao espólio documental da Casa Museu para permitir o acesso a investigadores e a todos aqueles que sentem necessidade de conhecer todos os percursos da vida de Egas Moniz”, disse. A melhoria de serviços de apoio aos visitantes tem ainda como objectivo “um significativo acréscimo do número de visitas”. Através de uma plataforma dinâmica de serviços disponível no sítio da Casa Museu na internet (http://museuegasmoniz.cm-estarreja.pt), é possível efectuar uma pesquisa documental a dois níveis. Num primeiro patamar o acesso é livre. O segundo obriga a registo e contém “um acervo mais científico e com níveis de indexação mais exigentes”, explicou a gestora do projecto Egas Moniz Digital, Rosa Maria Rodrigues. “Esta nova porta de conhecimento” permitirá aos utilizadores “aprender de uma forma experimental, da mesma forma que Egas Moniz professou a sua carreira académica”, referiu. Foram digitalizados originais, tais como correspondência pessoal e científica, manuscritos, bibliografia mais significativa, bem como outros documentos relacionados com a vida e obra do investigador. O projecto Egas Moniz Digital permitiu ainda a realização do documentário “Na Esteira de Egas Moniz”, que está a ser distribuído pelas bibliotecas, escolas e universidades do país, e será exibido no Canal Dois, esta sexta, dia 1, às 23h30; introdução das TIC na Casa Museu através de uma visita sonora com recurso a leitores de MP3; e o acesso wireless na Quinta do Marinheiro. Familiares de Egas Moniz estiveram presentes na cerimónia. António Macieira Coelho, sobrinho-neto do investigador, mostrou-se “impressionadíssimo com o trabalho notável realizado” e dirigiu um “agradecimento da família aos presidentes de Câmara e às vereações que tomaram conta, zelaram pelo património e o têm desenvolvido”. António Macieira Coelho acentuou que “Egas Moniz está vivo através da sua obra espantosa e a Câmara mantém-no vivo”. Sobre o projecto comentou que o seu tio-avô foi “um Homem que esteve sempre à frente do seu tempo, utilizando as novas técnicas. Agora está vivo com as novas tecnologias. Hoje introduziu-se com toda a sua potencialidade na nova era das novas tecnologias”. O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja assume “a importância da herança legada e a responsabilidade de a projectarmos para o futuro”. O Egas Moniz Digital “dá uma nova vida a esta Casa Museu” sendo que novos desafios se colocam e novas acções se programa para que “Viva Egas Moniz”. O autarca não duvida que “Egas Moniz é a mais importante referência do Município e é incontornável a nível nacional e internacional”. José Eduardo de Matos pretende uma maior valorização do cientista a nível nacional, esperando uma merecida compensação no próximo Quadro Comunitário, bem necessária para as obras de restauração da Casa Museu, para a implementação de um Centro de Ciência na antiga vacaria, e para a requalificação da Quinta do Marinheiro, intervenções inseridas num projecto global de revitalização do complexo de riquíssimo valor cultural e patrimonial. Foi anunciada a criação de uma Liga de Amigos, aberta ao tecido empresarial e aos laboratórios científicos, esperando-se também um maior envolvimento humano da comunidade, que ali tem uma fonte de inspiração e de visão do futuro. Inserida no Programa Aveiro Digital, a Área de Intervenção 8, respeitante à informação, cultura e lazer, na qual se insere o Egas Moniz Digital, tem como finalidade “digitalizar e preservar o património cultural da região”, afirmou a Administradora Executiva do Programa Aveiro Digital, Lusitana Fonseca. A responsável felicitou a autarquia salientando que “esta foi uma das Câmaras que melhor soube aproveitar estas oportunidades. Mobilizou-se a si própria e às entidades da região”.