REQUALIFICAÇÃO DAS URGÊNCIAS: DECISÃO SERÁ CONHECIDA EM JANEIRO

sexta, 15 de dezembro 2006

Até ao final do mês de Janeiro será conhecida a decisão final do Governo respeitante ao Processo de Requalificação das Urgências. A data foi avançada pela Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Carmen Pignatelli, ao Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, na reunião que teve lugar esta manhã em Lisboa. Acompanhado pelos Presidentes da Câmara da Murtosa, da Junta de Freguesia de S. Jacinto (Aveiro) e por um representante do PACOPAR – Painel Comunitário de Actuação Responsável, José Eduardo de Matos relatou à Secretária de Estado da Saúde os argumentos que estão na base da reivindicada manutenção do Serviço de Urgências (SU) do Hospital Visconde de Salreu. O novo Presidente do Conselho de Administração do Hospital Visconde de Salreu, Rui Crisóstomo, integrou a comitiva, como sinal do seu apoio à manutenção do Serviço de Urgências, mas não participou na reunião uma vez que Carmen Pignatelli considera que não deve receber as administrações hospitalares juntamente com os autarcas. A contestação do Município de Estarreja ao Estudo Técnico e à conclusão de se encerrar o SU do hospital estarrejense está a ser estudada pela Comissão Técnica que dará um parecer derradeiro à tutela após a avaliação dos contributos recebidos durante a fase de consulta pública. Só depois será conhecida a decisão final do Ministro da Saúde. Próximas acções Entretanto, a população mobiliza-se para duas acções pela defesa do Serviço de Urgências do Hospital Visconde de Salreu. No dia 19, terça feira, entre as 21h e as 23h, a Comissão de Utentes do HVS promove uma vigília junto ao edifício. No sábado, dia 23, o Pai Natal de Estarreja vai entregar uma prenda ao Ministério da Saúde. Os 3 Grupos Motards do concelho irão até Lisboa para levar uma surpresa ao governante. A saída de Estarreja está prevista para as 9h00, com chegada a Lisboa pelas das 12h00.