CENTENAS DE PESSOAS CONTRA O ENCERRAMENTO DAS URGÊNCIAS

quarta, 20 de dezembro 2006

Um milhar de pessoas participou na noite na Vigília em defesa do Serviço de Urgências (SU) do Hospital Visconde de Salreu. Os estarrejenses não ficaram de braços cruzados. Trouxeram uma vela e vieram para a rua manifestarem-se contra o encerramento do SU. Apesar da noite fria, centenas de pessoas de todas as idades não arredaram pé da rotunda de acesso à unidade hospitalar para expressarem a sua preocupação perante a possibilidade de se fechar o Serviço de Urgências do Hospital Visconde de Salreu. O Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, associou-se à iniciativa. “A presença de tanta gente é um sinal de estímulo e ânimo para a luta em defesa das Urgências”, disse, acrescentando que “esperamos que o Governo entenda as nossas profundas razões e argumentos” que foram explicitados no Manifesto pela Manutenção do SU, entregue à tutela no âmbito da discussão pública. Um estarrejense mais original fez-se acompanhar de um burro que exibia os seguintes dizeres: “Não sejam (burros) como eu, mantenham as Urgências do Hospital abertas”. Face à resposta positiva da população, a Comissão de Utentes, que promoveu a vigília, considera que a iniciativa valeu a pena e reflectiu a insatisfação popular. O movimento cívico promete realizar futuras acções em defesa do SU.