SANTIAIS: ESCOLA INACTIVA SERVE COLECTIVIDADES

terça, 02 de janeiro 2007

A Escola do Barreiro de Além, em Beduido ficou inactiva no último ano lectivo. É entendimento da Câmara Municipal que os antigos espaços escolares sirvam de sede a colectividades locais, dando-lhes uma nova vida. Na sequência deste entendimento, a autarquia irá disponibilizar as espaços existentes na antiga escola às colectividades da freguesia de Beduído que o solicitem, iniciando-se pelas daquela zona. Assim e nesta fase, para que o edifício não continue fechado, foi aprovada a cedência a titulo provisório e gratuito de um espaço à Associação Desportiva de Santiais, tendo sido esta situação já devidamente “abordada” com a colectividade em diversas reuniões nomeadamente na realizada em Janeiro de 2005, então como uma possibilidade. Nesta fase experimental, a Colectividade garantirá a manutenção, limpeza e o asseio do espaço em causa. Após a avaliação de eventuais candidaturas terceiras, poderá ter de partilhar o espaço com outras Associação ou Colectividades da Freguesia de Beduído, caso o Município delibere nesse sentido. Também caso o Município determine a necessidade da desocupação do espaço, deverá comunicar à (às) colectividades com a antecedência de 90 dias, não tendo as colectividades aí instaladas quaisquer direitos em termos de indemnização. O Município de Estarreja pretende no corrente ano valorizar e requalificar todo o espaço, nomeadamente com a instalação de um campo de jogos denominado Polidesportivo, para além de outras valências que aquele espaço envolvente à escola no futuro poderá ter. Em 2006 a Câmara Municipal de Estarreja candidatou-se à instalação de dois pequenos campos de jogos em relva sintética, aguardando a decisão da Federação Portuguesa de Futebol. Um deles destinava-se à Escola do Barreiro de Além.