GESTÃO DOS CAUDAIS DE SANEAMENTO: CÂMARA FAZ MEDIÇÃO DO EFLUENTE

terça, 09 de janeiro 2007

No Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro (SIMRIA) existem 10 locais que recebem o efluente da rede de águas residuais domésticas e industriais do concelho, chamados pontos de entrega (PEN), mas a SIMRIA só dotou 5 com medidores de caudal que possibilitam a contabilização do efluente que é entregue nesse ponto. Para uma melhor gestão das redes e para possibilitar a verificação dos caudais, o município entendeu apetrechar os restantes 5 PEN com medidores de caudal, tendo sido 4 contemplados em 2006 e o último em 2007 porque fará parte da empreitada de construção da Estação de Bombagem junto da ETAR de Estarreja. A obra de instalação dos 4 medidores envolveu um orçamento de 46.570,50 €. Os aparelhos estão localizados nas ruas Dr. João Assis (medição de toda a Urbanização da Póvoa de Baixo e da Póvoa de Baixo), Dr. Manuel Marques Pires (medição da Póvoa de Cima), ruas do Cadaval e Associação Cultural de Salreu (medição de parte da freguesia de Salreu). No essencial, a obra englobou a instalação de medidores tipo “canal Parshall” que enviarão os dados para a central instalada na Divisão de Ambiente, Água e Saneamento da Câmara Municipal através de sistema de modem GSM prevendo-se que entrem em funcionamento logo que sejam instalados os contadores da EDP.