ESTA NOITE: CONCERTO DOS UXU KALHUS NO CINE TEATRO

sexta, 26 de janeiro 2007

26 DE JANEIRO – SEXTA-FEIRA – 22H30 – BAR CTE – FOLCLORE SUBVERSIVO | TRADICIONAL RADICAL | SONORIDADES CAMALEÓNICAS
UXU KALHUS
TOUR DE LANÇAMENTO DO CD A REVOLTA DOS BADALOS

Grupo de música trad-folk-rock. Malhão, Viras, Corridinhos, círculos, mazurcas, chotiças, e muito mais, com a pureza acústica e a potência elétrica. Harmonias arrojadas e arranjos endiabrados são a imagem de marca do grupo. Influências Afro-Jazz-Rock-Ska juntam-se ao tradicional para um resultado explosivo.


DJ PAULO BRITES (após actuação do grupo)
[Entrada: 1,5€ Consumo mínimo]


UXU KALHOS
Acordeão e voz - Celina da Piedade
Baixo eléctrico - Eddy Cabral
Sopros - Paulo Pereira
Cordas - Tó Zé
Bateria | percussões - músico convidado

www.uxukalhus.com
www.uxukalhus.blogspot.com
www.myspace.com/uxukalhus

“O primeiro tema do novo álbum d'Uxu Kalhus é um início de festa perfeito. Tem a ver com música árabe, brasileira, africana, portuguesa, tem a ver com festa absoluta e com uma declaração de intenções logo de início e para não enganar ninguém (a mistura de muitas, muitas e diversas músicas...). O assumir completo da ideia, global (no bom sentido), de que a música é uma entidade única e universal, sem passaportes nem vistos de residência.

N'Uxu Kalhus há muitas músicas que se mostram depois (nas versões ou nos originais do grupo) onde há espaço para guitarras thrash-metal, música árabe e medieval, dub, drum'n'bass, música barroca, jazz, funk, hip-hop, klezmer, ritmos brasileiros (maracatú, embolada, samba...), valsas, mazurcas, chotiças, malhões, polkas, corridinhos... E, muitas vezes, um estar muito próximo (e, ao mesmo tempo, tão, tão, tão longe...) dos ranchos folclóricos portugueses, pelo reportório eleito, pela intenção primeira desta música mas que, apesar dessa intenção, não se resume a ela: a Dança.” António Pires (Blog Raízes do Som)

“É absolutamente divinal como de uma raiz puramente tradicional, o grupo parte para uma revolução feita da reinvenção dessa tradição rumo ao presente, ao futuro. O caldeirão do mundo...influências, músicas, instrumentos...um caldeirão bem mexido e pronto a usar.” Rui Dinis (Blog A Trompa)