DOMINGO, 4 FEV, 14H30 | CARAVANA AUTOMÓVEL PELAS URGÊNCIAS

segunda, 29 de janeiro 2007

A contestação ainda não parou. O ciclo de colheitas de sangue promovido pela Associação de Dadores de Sangue das Terras do Antuã terminou com mais de 800 pessoas a aderir ao movimento.

Na última de sete colheitas dedicadas ao Serviço de Urgências do Hospital Visconde de Salreu, realizada esta tarde em Estarreja, fez-se o balanço às acções de luta pela manutenção do serviço hospitalar e anunciou-se a próxima iniciativa, uma caravana automóvel está marcada para domingo, dia 4 de Fevereiro.

Ao longo de dois meses, foram diversos “os meios e as formas de chegar a nossa firme contestação ao Ministério da Saúde, envolvendo milhares de pessoas”, disse o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, numa sessão que teve lugar na sede da Associação de Dadores de Sangue.

“Estarreja foi o município que mais se movimentou e o balanço é altamente positivo”, disse o autarca adiantando que a decisão do Governo foi adiada para Fevereiro, conforme disso teve conhecimento na última sexta feira, quando esteve na Assembleia da República a convite da Bancada Parlamentar do PSD para dar a conhecer aos deputados os argumentos locais, fazendo-se acompanhar para tal do presidente do Município da Murtosa e da presidente da APEQ – Associação Portuguesa de Empresas Químicas.

A proximidade do Complexo Químico e tendo em conta a Directiva SEVESO que se aplica a Estarreja e Sines, é o argumento de peso. “O caso de Estarreja causa perplexidade estando junto ao complexo químico”, declarou José Eduardo.

Jerónimo Andrade, presidente da Associação de Dadores de Sangue, sublinhou o aumento significativo de colheitas durante o mês de Janeiro, adesão que coincide com o apoio dos dadores à causa das Urgências de Estarreja.

“Queremos as Urgências abertas e com qualidade para salvar as pessoas”, apelou o dirigente associativo que contesta que se pretenda “atirar com milhares de utentes para Aveiro, quando as Urgências (do Hospital Infante D. Pedro) estão a abarrotar”.

Presente na sessão, a Comissão de Utentes também alertou para a falta de recursos do Serviço de Urgências do Hospital de Aveiro “que está a rebentar pelas costuras”, disse Rosa Pontes que preside a comissão.

A questão preocupa o Município da Murtosa. O vice-presidente da Câmara Municipal do concelho vizinho, Joaquim Baptista, afirmou que o “encerramento do SU de Estarreja é inadmissível e representa um regresso de anos nos cuidados de saúde a que temos direito”, nomeadamente pela distância a população ficará dos cuidados de saúde. Quem vive na Torreira, “num dia comum, está a uma hora e meia de Aveiro”, disse. “Se o Governo é teimoso, responderemos com determinação porque a razão nos assiste”.

O Município de Aveiro está solidário com Estarreja. Uma carta do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia, informa que foi dirigido um ofício à Secretária de Estado da Saúde dando conhecimento da posição de discordância do Município de Aveiro, relativamente ao encerramento da Urgências do Hospital Visconde de Salreu, porque a cobertura da freguesia de São Jacinto só faz sentido se for feita pelas Urgências de Estarreja.

O presidente da Câmara de Estarreja espera que as populações continuem “unidas e determinadas” fazendo um apelo para que participem na caravana automóvel do próximo domingo.

CARAVANA AUTOMÓVEL
Rumo ao Hospital Visconde de Salreu
4 Fev’07

Faça do seu passeio de Domingo mais uma forma de luta pelo NÃO encerramento das Urgências.

CONCENTRAÇÃO:
S. Jacinto – 14H30
Torreira (“Guedes”) – 14H45
Murtosa (Largo de Pardelhas) – 15H00
Estarreja (Junto da nova rotunda que dá acesso a Veiros) – 15H30

AS URGÊNCIAS SÃO PARA NÓS!
MOSTRA A TUA INDIGNAÇÃO!

Comissão de Utentes | Apoio das Câmaras de Estarreja, da Murtosa e respectivas Juntas de Freguesia, e Freguesia de S. Jacinto (Aveiro)