Em protesto contra o fecho das Urgências

segunda, 05 de fevereiro 2007

Nova acção contra o encerramento das Urgências do Hospital Visconde de Salreu. Uma caravana automóvel entre S. Jacinto (Aveiro) e Estarreja exigiu a manutenção das urgências hospitalares.

A caravana percorreu cerca de 40 quilómetros tendo passado por S. Jacinto, Torreira e Murtosa, cujas populações serão afectadas com o fecho do serviço, e rumou até ao Hospital de Estarreja. Centenas de viaturas deram corpo à caravana e entupiram o trânsito das ruas da cidade.

Quando partiram de S. Jacinto eram apenas alguns automóveis e um autocarro. Ao longo do percurso, a caravana foi engrossando e quando chegou a Estarreja eram um milhar os automobilistas e motards (dos Samaritanos de Salreu, dos Amigos Motards de Avanca e do Moto Clube de Estarreja) que a integravam.

No final da acção e satisfeito com a resposta da população que mais uma vez deixa bem explícita a sua insatisfação, o presidente da autarquia de Estarreja, José Eduardo Matos, que integrou a caravana, adiantou que solicitou audiências ao Ministério da Saúde. O autarca voltou a sublinhar as dificuldades que a decisão vai trazer a cerca de 45 mil habitantes.

Após o período de consulta pública, a Comissão Técnica decidiu manter a unidade hospitalar estarrejense na lista das urgências a encerrar. A decisão está agora nas mãos do Ministro da tutela. A versão final do documento desagrada o presidente do Município que realçou que os utentes terão de esperar e desesperar nas Urgências do Hospital Infante D. Pedro, Aveiro, cujos serviços já se encontram saturados.

“Estarmos a 20, 40 ou 60 quilómetros de Aveiro, chegar à porta das Urgências do Hospital de Aveiro e estar à espera 3, 4 ou 5 horas não é solução”, afirmou o edil garantindo que "vamos continuar a lutar"

A Comissão de Utentes do Visconde de Salreu promete dinamizar novas acções de protesto. "Não vamos desistir", garantiu Rosa Pontes, porta-voz do movimento. "Se o Sr. Ministro é teimoso, nós também somos".

Esta acção contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Santos Sousa, e com o Presidente da Junta de Freguesia de S. Jacinto, António Costeira.

O Ministro da Saúde anunciou tomará a decisão final sobre a reestruturação das Urgências até ao final de Junho e que o processo estará concluído no Verão de 2008.

Para José Eduardo de Matos “ainda há esperança que o Sr. Ministro proceda a alterações nos resultados do estudo técnico” e, por isso, “faz todo o sentido continuar a reforçar a nossa posição na defesa de um hospital que serve uma população de 45 mil pessoas, bem como um dos complexo químicos mais importantes do País e que atende 40 mil casos urgentes por ano”.