200 estudantes assistiram “À Conversa Sobre… A (Des)penalização do Aborto"

quinta, 08 de fevereiro 2007

A Câmara Municipal abriu o ciclo de conferências/debates “À Conversa Sobre…” com o tema “(Des)Penalização do Aborto”. Uma plateia com duzentos estudantes da Escola Secundária de Estarreja assistiu à conversa no Cine-Teatro que foi moderada pelo Presidente da Câmara, José Eduardo de Matos.

O autarca referiu que a iniciativa “foi um bom exercício para falar de questões que dizem respeito a todos. Os presentes saíram com um maior conhecimento do tema e participaram numa discussão apresentando perguntas muitos interessantes”. Este ciclo de conferências pretende “contribuir para uma maior consciência cívica e para melhorar a educação e instrução da população”, salientou José Eduardo de Matos.

Este primeiro tema foi escolhido atendendo à proximidade do Referendo Nacional do dia 11 e pretendeu-se “criar a reflexão em torno dessa temática”, disse João Alegria, Vereador do Pelouro da Acção Social. Nas próximas conferências “vamos chegar a outras franjas da população e abordar mais temas de interesse público”, adiantou o responsável pela organização do ciclo de debates.

A médica Teresa Teixeira, a enfermeira Luísa Machado, o advogado Dário Matos, a estudante Renata Oliveira e o teólogo Daniel Silva foram os intervenientes neste debate.

A mais jovem da mesa, Renata, com 16 anos, mostrou-se preocupada com a falta de informação. “A população está mal informada sobre o assunto e sobre a própria pergunta do referendo”, disse no final do debate salientando a importância da conversa desta manhã que serviu para esclarecer. Apesar das opiniões opostas, há uma conclusão a reter. “Todos estamos de acordo quanto à prevenção”.