Estarrejenses têm uma vida activa com a EMDE

segunda, 19 de fevereiro 2007

A Escola Municipal de Desporto de Estarreja (EMDE) nasceu para promover a actividade física e desportiva da população concelhia, fomentar hábitos saudáveis e uma vida activa.  Desde 2002, a EMDE tem mobilizado a população para incluir a actividade física nas rotinas diárias.

Presentemente, um total de 1886 pessoas praticam desporto com regularidade na EMDE.   Abrangendo um conjunto diversificado de projectos, a EMDE consegue chegar a várias faixas etárias atingindo os seus objectivos: promoção de hábitos desportivos, de saúde (física e psíquica), combate ao sedentarismo, desenvolvimento de personalidades dinâmicas e seguras e realização de actividades desportivas, de recreação e de lazer.   

 

PROGRAMAS EMDE

“DESPORTO PARA TODOS” – 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 

A prática regular de actividade física e a generalização do desporto para todos deve começar na idade infantil. Acreditando neste desígnio, o Município de Estarreja, através da EMDE, tem vindo a impulsionar a actividade física junto dos alunos do 1º ciclo do ensino básico.  

Em Estarreja, desde 2002, as aulas de Expressão Físico Motora têm vindo a fazer parte do programa curricular do 1º ciclo, quatro anos antes da entrada em vigor das novas orientações governamentais.    Durante o ano lectivo 2005/06 o projecto envolveu 71 turmas do 1º ciclo do Ensino Básico, totalizando 1217 alunos.   As novas orientações para as Actividades de Enriquecimento Curricular junto do 1º Ciclo do Ensino Básico introduziram alterações de fundo na organização do apoio da Expressão Físico – Motora junto das escolas, passando a designar-se Actividade Física (1º e 2º anos) e Desportiva (3º e 4º anos) e a ter que se desenvolver na própria escola. 


 

PROGRAMA FÉRIAS ACTIVAS – CRIANÇAS DOS 6 AOS 12 ANOS O BERÇO DE UMA CAMPEÃ NACIONAL 

 O programa Férias Activas acontece durante os períodos de interrupção escolar oferecendo aos participantes, com idades entre os 6 e os 12 anos, uma semana de ocupação de tempos livres com múltiplas actividades e modalidades distintas.   

Em 2003, a EMDE, com a colaboração da Associação Saavedra Guedes, introduziu a iniciação à canoagem, experiência que vem repetindo desde então para que as crianças tenham a oportunidade de experimentar a modalidade. 

O BERÇO DE UMA CAMPEÃ

A história da nossa campeã começa em 2004 quando nas Férias Activas de Verão, Mafalda Ribeiro, um pouco apreensiva, experimenta pela primeira vez a canoagem, na Ribeira da Aldeia, em Pardilhó. Ela nem sequer queria entrar na água e “só depois de muito sacrifício, os professores da EMDE convenceram-na a entrar. Ainda assim foi a última criança a experimentar”, conta Cristiana Santos, coordenadora da EMDE. 

O receio inicial deu lugar a uma determinação inesperada. “A Mafalda gostou tanto da experiência que no sábado seguinte fez a mãe levá-la novamente aos treinos e acabou por tornar-se atleta da Saavedra Guedes”.  “Continua a lutar contra o medo dos caranguejos e às quedas que dava sempre em todas as provas nunca chegando ao fim em nenhuma, quando para surpresa de todos, já no final de 2005, começa a mostrar o resultado da sua luta”, testemunha a dirigente da Saavedra Guedes, Luciana Sousa. 

Mafalda Ribeiro, 14 anos e estudante do 9º ano, é hoje considerada uma das promessas da canoagem nacional. Na época 2005/06, o segundo a competir no escalão infantil, Mafalda ganhou tudo o que havia para ganhar tendo conquistado os títulos de Campeã Nacional de Promessas, Campeã Nacional de Fundo, Campeã Nacional Velocidade em K1 500 metros e K1 1000 metros. Na nova época desportiva 2006/2007, agora na categoria de Cadete, Mafalda está a cumprir à risca o seu plano de treino diário. 


 

“ESCOLINHAS DE DESPORTO” – CRIANÇAS DOS 4 AOS 10 ANOS 

Este programa proporciona actividades desportivas variadas de recreação e lazer, aos sábados, destinadas às crianças dos 4 aos 10 anos. As aulas semanais realizam-se no Pavilhão Municipal de Estarreja. Durante o presente ano, as Escolinhas de Desporto desenrolam-se das 9h30 às 12h, onde se dividem as crianças por grupos de idade. A evolução do número de crianças demonstra que existiu uma diminuição em 2003/2004, coincidindo com o aparecimento das Escolinhas de Futebol.

Contudo, a concentração dos treinos nas manhãs de sábado e o alargamento à faixa etária dos 4 aos 6 anos têm funcionado como factores de atracção. 

Evolução da média de crianças das “Escolinhas de Desporto”
2002/2003: 82
2003/2004: 32
2004/2005: 35
2005/2006: 41  


“DOMINGOS EM MOVIMENTO” – POPULAÇÃO EM GERAL 

A promoção de um estilo de vida activa e saudável é o objectivo do programa que todas as semanas oferece à população actividades físicas e desportivas variadas, com carácter informal.  O convite é dirigido a toda a população para usufruir, aos domingos, de uma manhã vocacionada para o exercício físico e destinada a todas as idades, com entradas livres. A média de participantes neste programa tem aumentado significativamente.  

Evolução da média de participantes nos “Domingos em Movimento”
2004: 38
2005: 60
2006: 93 


 PROGRAMA “+55” – SENIORES COM MAIS DE 55 ANOS

Desenvolve-se nos pavilhões desportivos das freguesias de Pardilhó, Avanca, Veiros, Beduído, Salreu e Canelas, criando focos de actuação junto das freguesias o que tem contribuído para o aumento do número de praticantes, maiores de 55 anos, ao longo destes anos.  

Este programa inclui uma aula de Ginástica de Manutenção por semana, devidamente orientada para estas idades, e actividades pontuais ao longo do ano: Semana Sénior, Natal no Cine-Teatro, Baile de Carnaval, passeios e convívios. A participação dos alunos tem vindo a aumentar de ano para ano, atingindo 345 seniores. 

Evolução dos alunos do programa “+55”
2002/2003: 205 (6 turmas)
2003/2004: 261 (7 turmas)
2004/2005: 256 (8 turmas)
2005/2006: 345 (10 turmas)


  

“GERONTOMOTRICIDADE” – UTENTES DOS LARES E CENTROS DE DIA

Esta acção contempla uma aula semanal de Gerontomotricidade, caracterizada por tarefas simples de movimentação articular e muscular, dirigida aos utentes das Instituições de Terceira Idade com valências de Lar e Centro de Dia do concelho, tendo em média 25 a 30 participantes em cada instituição. 

As instituições participantes são a Associação Humanitária de Salreu, o Centro Paroquial S. Tomé de Canelas, a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, o Centro Paroquial Santa Marinha de Avanca, o Centro Paroquial de Assistência de Pardilhó e o Lar Vida Nova de Pardilhó.  As aulas são leccionadas nas Instituições e, de dois em dois meses, realiza-se uma aula conjunta no Pavilhão Municipal de Estarreja.  O número de idosos envolvidos neste projecto tem aumentado atingindo este ano os 151 utentes. 

Evolução de alunos da Gerontomotricidade
2002/2003: 98
2003/2004: 119
2004/2005: 125
2005/2006: 151  


MINI BASQUETEBOL – CRIANÇAS DOS 6 AOS 11 ANOS 

A promoção de novas modalidades, aumentando a oferta desportiva do concelho e, consequentemente, o número de praticantes de actividades físicas regulares, é outro objectivo da Câmara. No ano lectivo 2004/05, com a colaboração da Associação de Basquetebol de Aveiro, foi implementado o Minibasquete em Estarreja, sedeado no Clube Desportivo de Estarreja e sob a orientação da EMDE. Durante este ano, a modalidade conta com um grupo de 20 atletas minis que participa em torneios distritais.


 

 

GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO – FUNCIONÁRIOS DA CÂMARA MUNICIPAL

 Em Novembro de 2005, foi criada a turma de Ginástica de Manutenção dos funcionários da autarquia, promovendo-se uma aula semanal, todas as segundas-feiras às 17h35. Actualmente estão inscritos 24 funcionários.


 

AVALIAÇÃO A 4 ANOS DE ACTIVIDADE DA EMDE 

TESTEMUNHO DO VICE PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL E RESPONSÁVEL PELO PELOURO DO DESPORTO, ABÍLIO SILVEIRA 

“Os resultados conseguidos ultrapassaram todas as nossas expectativas iniciais. Esta avaliação decorre essencialmente do número elevado de participantes nos diversos projectos e do “feedback” que todos os dias nos é transmitido. Tem-se conseguido criar hábitos de prática desportiva regular proporcionando uma vida activa mais saudável, combatendo o isolamento social e aumentando a qualidade de vida dos munícipes do Concelho de Estarreja, dos mais jovens aos menos jovens.

Foi com esta perspectiva que surgiu este projecto, tornado realidade. A EMDE tem ainda uma função social importantíssima e que não posso deixar de sublinhar, ao integrar os idosos, muitos deles sós,  e de lhes dar, pois assim o merecem pelo que fizeram ao longo de toda a vida, uma melhor qualidade de vida”.  

TESTEMUNHO DA COORDENADORA DA EMDE, CRISTIANA SANTOS

“Numa sociedade onde cada vez mais se ouve falar de doenças associadas ao sedentarismo, nomeadamente doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e hipertensão arterial e doenças associadas ao stress, a EMDE surge como um medicamento complementar e, principalmente, como um medicamento preventivo.  

Medicamento complementar, na medida em que promove junto dos seniores e idosos actividades que diminuem o sedentarismo e as alterações verificadas com o envelhecimento, aumentam a sociabilização e a autonomia, culminando no aumento da qualidade de vida de cada um. 

Medicamento preventivo, pois promove actividades de recreação e lazer para todas as idades e tem o objectivo principal de sensibilizar e incutir nos mais novos hábitos de vida que incluam actividades físicas regulares, para que num futuro próximo estas doenças decresçam no concelho. Nesta perspectiva, o balanço a estes últimos 4 anos é bastante positivo, uma vez que há cada vez mais interesse por parte da população em geral em participar nas nossas actividades e cada vez mais se verifica a importância dada à inclusão das crianças nas várias acções”.