Antiga escola primária é sede da Associação de Santiais

terça, 27 de fevereiro 2007

A Câmara Municipal de Estarreja assinou o protocolo de cedência da Escola do Barreiro de Além à Associação Desportiva de Santiais (ADS). O edifício escolar, que ficou inactivo no presente ano lectivo, passa a ser a nova sede da colectividade. A autarquia marca uma “nova forma de relacionamento com as colectividades”, disse com satisfação o presidente da Câmara, José Eduardo de Matos.

Os antigos espaços escolares podem servir de sede a colectividades locais, de forma a ocupar os edifícios entretanto desactivados. “O nosso propósito é utilizar as escolas desocupadas em prol da comunidade”, referiu o autarca após a assinatura do primeiro protocolo do género no concelho e que também satisfaz uma velha luta da ADS de obter um espaço próprio.

Com a mudança física, a ADS, até agora sedeada numa habitação particular, passa a reunir condições para ter “uma acção mais envolvente e dinâmica” naquela zona periférica da freguesia de Beduído e por isso justificando esta atenção da Câmara Municipal.

José Eduardo de Matos adiantou que para além de ter capacidade para concentrar colectividades, o espaço será apetrechado com uma área desportiva e de lazer, nomeadamente com a construção de um campo polidesportivo para o qual se aguarda a resposta a uma candidatura de financiamento.

No ano em que assinala 10 anos de existência, a ADS tem razões para comemorar. “Andávamos a lutar por uma sede para podermos trabalhar condignamente e para podermos desenvolver outras actividades”, afirmou o presidente da direcção da ADS, António de Almeida. O dirigente é da opinião que a instalação da ADS na Escola do Barreiro de Além aliada à instalação do polidesportivo “darão um novo impulso ao lugar”.