Comemoração do Dia Mundial da Floresta e da Árvore

terça, 20 de março 2007

A Câmara Municipal de Estarreja promove a Jornada do Dia Mundial da Floresta e da Árvore, na manhã do dia 21 de Março, às 9h, no Parque Municipal do Antuã.

A acção é destinada às turmas do 1º ciclo, vencedoras do Concurso de Trabalhos alusivos ao tema “os Recursos Florestais” e à CERCIESTA.

O SEPNA – Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR e os Bombeiros Voluntários de Estarreja associam-se a esta iniciativa.

Haverá entrega de diplomas e de prémios de participação.

Temas a abordar:

A árvore dos sentimentos… um ser vivo… tal como tu
Vamos conhecer as árvores
O Cantinho das flores
Vem descobrir onde moram os animais e as plantas de Estarreja!
Queremos a floresta viva!
Prevenção de incêndios florestais
Combate de incêndios florestais
Brincando na Natureza

NOTA: Devido à ocupação do espaço pela jornada, o Parque de Estacionamento do Parque Municipal do Antuã, ao lado da Piscina Municipal, estará fechado dia 21 de Março das 6h às 13 horas.

Uma Árvore por turma

Na Escola Padre Donaciando Abreu Freire serão plantadas 35 árvores. A iniciativa parte da Associação de Pais e do Conselho Executivo da escola.

A partir das 10H30, será plantada uma árvore por turma, envolvendo os alunos do 2º ciclo e da Escola do 1º ciclo e Jardim de Infância do Paço. Os exemplares irão ampliar o jardim escolar.

A plantação das árvores implica um compromisso anual: todos os dias 21 de Março, os alunos e professores farão uma análise às árvores verificando o seu crescimento.

Esta acção pretende chamar a atenção para a destruição da floresta, através do abate e poluição sem controlo.