ARTÊ é a nova companhia de teatro de Estarreja

quarta, 28 de março 2007

Uma estreia promissora. Centenas de pessoas não quiseram perder a primeira apresentação do ARTÊ – Companhia de Teatro de Estarreja e da sua peça “Os Camones”. Os aplausos e o reconhecimento do público são “uma força para todos”, exclamou no final Paula Carreira, autora, encenadora e directora artística do ARTÊ. A apresentação ao público aconteceu no Dia Mundial do Teatro. 

A primeira exibição excedeu as expectativas. É a prova de que “as pessoas não vêm só ver grupos profissionais”, disse a responsável satisfeita com o desempenho dos 10 jovens que constituem o elenco deste primeiro trabalho. “Eles corresponderam muito bem ao que se pretendia”.

Uma formação em teatro no âmbito do serviço educativo do Cine Teatro de Estarreja foi a semente para a criação desta nova companhia. “Num palco encontraram-se 11 desconhecidos que apenas traziam a vontade de aprender o significado das palavras teatro e actor. O teatro uniu-os e incutiu-lhes a vontade de levar esta arte (e todas as formas de cultura) ao maior número de pessoas”. 

A criação artística desta associação cultural “pode abordar peças teatrais, dança, mímica, fantoches e todos os exercícios que interpretem e explorem a expressão dramática ou musical”.