Domingo: Peça de teatro infantil "Marta Cabeça de Vento" no Cine Teatro

sexta, 30 de março 2007

A peça de teatro infantil “Marta Cabeça de Vento” sobe ao palco do Cine Teatro de Estarreja, no domingo, 1 de Abril, às 16 horas. A obra é baseada no livro com o mesmo nome, da autoria de Paula Alexandra Carreira.

“Tal como todas as histórias… Era uma vez, uma menina que gostava de brincar sem nunca mais parar. Adorava fazer amigos, entretê-los com as suas conversas sem fim, falar com tudo o que a rodeava”, explica o resumo da peça.

O texto da peça foi lançado no passado mês de Dezembro, no Teatro Aveirense, pela Papiro Editora Juvenil, com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja, entre outras entidades. O livro vai já na sua segunda edição à venda nas livrarias.

“Marta Cabeça de Vento” é também uma das obras em análise pelo Plano Nacional de Leitura e tem sido a base de uma formação em expressão dramática. Paula Alexandra Carreira tem percorrido escolas do distrito de Aveiro, onde tem desenvolvido aulas de expressão dramática com os mais jovens. A formação está aberta a todas as escolas interessadas.

Em palco, crianças e familiares assistirão a uma história que narra a importância da amizade e da brincadeira no mundo dos mais pequenos. Os mais graúdos aprenderão o valor da palavra brincar e que não se brinca apenas na infância, mas sim durante toda a vida.

Diz a autora que “a Marta era uma criança como todas as outras, vivia as suas fantasias livremente. Um dia, a alegria da Marta transforma-se em aborrecimento. Foi viver para um lugar sem magia, sem nada para fazer. Até mesmo o vento, fiel companheiro de todas as aventuras, estava ausente”.

A solidão fez a Marta ficar triste e deprimida. Mas Marta não cruza os braços e com a sua imaginação dá a volta à situação e a amizade fala mais alto. Marta consegue trazer de novo a alegria para as suas brincadeiras.

A peça de teatro de Paula Alexandra Carreira chama a atenção para uma situação preocupante que acontece nos dias de hoje. Paula Alexandra Carreira nota que a maior parte das crianças está, actualmente, muito presa aos computadores e aos jogos virtuais e não têm brincadeiras de criança, não se movem e não utilizam a sua imaginação.

O mesmo acontece com os adultos que já não sabem brincar com os mais pequenos e tornam as suas vidas monótonas e sem alegria. Marta é uma criança que detesta ficar fechada em casa e que a falta de brincadeira faz dela uma criança infeliz.

Para todos quantos queiram passar um tarde diferente e divertida, o Cine Teatro de Estarreja abre as portas para uma peça infantil que promete deixar uma mensagem importante para todos.

Elenco
Paula Alexandra Carreira (Marta)
Raul Correia e João Vieira (Vento)

Estes elementos fazem parte do grupo ArTê- Companhia de teatro de Estarreja