Produção do Cine Clube de Avanca em ante-estreia na Cinemateca Portuguesa

terça, 03 de abril 2007

A longa-metragem documental de Miguel Marques “Grandes Esperanças”, recentemente produzida pelo Cine-Clube de Avanca, irá ser exibida em ante-estreia na Cinemateca Portuguesa. A exibição irá acontecer na Sala Félix Ribeiro, na Rua Barata Salgueiro em Lisboa, no próximo dia 3 de Abril pelas 21.30h e contará com a presença do realizador.

Rodado durante quarenta dias na Loja do Cidadão do Porto, este é um filme que ao entrar nos meandros da burocracia resulta numa aventura inesperadamente cómica. “Grandes Esperanças” dá-nos uma visão de conjunto e quase trágica dos processos de legitimação do indivíduo perante o Estado, mostrando como toda a nossa existência depende, do nascimento à morte, da Instituição que organiza a vida em sociedade e que aqui aparece na sua dimensão abstracta e coerciva.  E só lhe vemos a ponta do icebergue...

Miguel Marques, autor da longa-metragem “Porque é que Clara se apaixona?”, filme que também deverá estrear comercialmente este ano, tem construído um percurso cinematográfico com particular incidência no campo documental. Entretanto e com este filme, o Cine-Clube de Avanca (CCA), dimensiona a sua produção cinematográfica com vários projectos de ficção e documentários.

O CCA tem produzido cinema de animação, com os quais foi distinguido com cerca de meia centena de prémios, possuindo um dos poucos estúdios de cinema de animação em funcionamento no país. “Grandes esperanças” deverá chegar às salas de cinema de todo o país, ainda este ano.

Ficha Técnica:
 
Título - GRANDES ESPERANÇAS
Autoria e Realização - Miguel Marques
Fotografia - Miguel Marques, António Osório e Filipe Ribeiro
Montagem - Miguel Marques com Luisa Marinho, Leonor Areal
Som – Jonathan Saldanha
Assistentes – Ana Roseira, Joana Peixoto
Direcção de produção – António Costa Valente, Miguel Marques
Produção – Cine-Clube de Avanca
Formato de Produção - HDV
Duração/ Length - 74'

 

Ver extractos em:

http://www.youtube.com/watch?v=2nZKSy6f2aE
http://www.youtube.com/watch?v=lqJmGW7qNAw
http://www.youtube.com/watch?v=21ZmFETUhIg