Subsídios às Instituições de Acção Social

quinta, 19 de abril 2007

24 Associações são contempladas no pacote de subsídios municipais de 2007 destinados às instituições de acção social. O valor global das comparticipações é de 107 269,82 €.

O vereador da Acção Social, João Alegria, explica que “a atribuição dos subsídios é, como sempre se tem feito, baseada numa análise rigorosa das actividades a desenvolver e do número de utentes que as frequentam, dando assim um reforço positivo ao esforço contínuo das Instituições, que se tem vindo a verificar, assistindo-se, por isso, também a um natural aumento das comparticipações por parte da Autarquia nos últimos anos”.

A proposta, aprovada esta semana em reunião de Câmara, resulta da avaliação dos Planos de Actividades, visitas às sedes e locais onde decorrem as actividades e avaliação da participação em parcerias que envolvem a Câmara Municipal, nas quais tem lugar de destaque a Rede Social. “Procurou-se valorar os apoios em função do número de utentes de cada Instituição com valências nas áreas de Infância (ATL, creches e jardins), idosos (centros de dia/convívio, lares, apoio domiciliário), reabilitação e actividade social/assistencial”, especifica o responsável.

Do valor global, 49 743 € dizem respeito a subsídios correntes. Do conjunto de instituições apoiadas regista-se um aumento do apoio em 23 verificando-se um decréscimo apenas em relação à ADIGESTA por ter reduzido a sua actividade.

As verbas respeitantes aos subsídios de capital, num total de 57 526,82 €, contemplam os contratos programa assinados em 2003 com a Associação da Quinta do Resende (construção do Lar de Idosos), a Associação Vida Nova Lar de Idosos (ampliação do Lar - FOTO) e a Fundação Benjamim Dias Costa (ampliação e remodelação das instalações), como comparticipação a equipamentos de âmbito social considerados fundamentais, e ainda o apoio à Associação de Solidariedade Estarrejense (reconstrução de habitações).