Jornais escolares merecem apoio municipal

segunda, 23 de abril 2007

“O Moscardo” e “O Egas” são os jornais da Escola Secundária de Estarreja e do Agrupamento de Escolas Egas Moniz de Avanca. São os únicos jornais escolares do Concelho e já comprovaram que são projectos consistentes com vários anos de actividade. Têm uma periodicidade trimestral. A Câmara decidiu atribuir uma comparticipação de 600 € a cada um.

Estas publicações permitem desenvolver nos alunos competências de escrita, criação e análise crítica e proporcionam a ocupação dos seus tempos livres em projectos formativos. São a ponte entre as escolas e a comunidade. O trabalho de redacção, recolha de imagens, processamento informático e paginação é feito nas escolas e envolve alunos e professores.

“O EGAS”, que caminha para o número 39, já mereceu o reconhecimento público tendo sido premiado com o 3º lugar no Concurso Nacional dos Jornais Escolares em 2006, promovido pelo Jornal “O Público”. Com uma tiragem de 1500 exemplares dos quais se vende 80%, o jornal acompanha as actividades mais relevantes do Agrupamento. “Um sintoma da boa integração do jornal na comunidade é, também, o número de patrocinadores”, observa Rui Teixeira, coordenador do Egas. Em todo o caso, é o apoio da Câmara “que permite uma maior tranquilidade”, acrescenta.

Na opinião do professor, “os jornais escolares revestem-se de primordial importância porque não só fazem parte do processo de aprendizagem dos alunos e de identidade de cada escola, como funcionam como um instrumento cívico de discussão de temas relevantes. Acreditamos nesta “missão” que subjaz à implementação do projecto”. Rui Teixeira enquadra o jornal no esforço de promoção da literacia delineado pelo Plano Nacional de Leitura.

“O MOSCARDO” nasceu no ano lectivo 1998/99 e vai na 25ª edição com uma tiragem de 500 exemplares. O jornal é gratuito por isso "os patrocínios são a única forma de sobrevivência”, refere Clara Pinheiro, da direcção do projecto da Secundária. “Quem nos ajuda reconhece algum valor no nosso trabalho, particularmente a Câmara, que neste ano aumentou o patrocínio oferecido". O que move a equipa do Moscardo? "Um intuito formativo e pedagógico", especifica Clara Pinheiro lembrando que "o jornal é de todos aqueles que queiram colaborar".

www.esestarreja.net