Festa do andebol nacional em Estarreja: Final Four da Taça Seniores Masculinos

quarta, 09 de maio 2007

F.C. Porto – Alavarium e Benfica – Madeira SAD são os jogos das meias-finais da Taça de Portugal em Andebol Seniores Masculinos agendados para o dia 19 de Maio no Pavilhão Municipal de Estarreja. O sorteio dos jogos e apresentação da prova decorreu ontem ao final do dia, no edifício dos Paços do Concelho.

A Federação Portuguesa de Andebol (FPA) escolheu o Pavilhão Municipal, localizado no centro da cidade, para palco da Final Four. Para uma competição desta natureza é necessário agrupar um conjunto de requisitos e nessa lógica, “Estarreja reúne essas condições no aspecto desportivo”, afirmou no final da sessão Henrique Torrinha, vice-presidente da FPA.

Acrescentou que “o Pavilhão Municipal tem condições excelentes para a prática desportiva e estão reunidos todos os ingredientes para uma grande jornada de promoção da modalidade, com a presença dos melhores jogadores do país”.

Destacando ainda o empenho da autarquia estarrejense na formação, Henrique Torrinha salienta a oportunidade para os jovens contactarem “com referências e modelos do ponto de vista desportivo”. Agradeceu publicamente a “disponibilidade e colaboração que a Câmara Municipal de Estarreja vem demonstrando ao longo dos anos”.

“É uma honra Estarreja receber a competição nacional”, nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, que sublinhou a descentralização dos eventos e a capacidade organizadora dos municípios.

A realização da Final Four da Taça em Andebol “representa um estímulo para os que se dedicam à prática desportiva” e projecta a imagem do Município, como acontecerá de igual modo em Julho durante o Campeonato Europeu de Corridas em Patins. Estarreja tem fortes tradições no andebol e a “modalidade tem tido um apoio forte da autarquia”, confirmou José Eduardo de Matos.

Marcada para os dias 19 e 20 de Maio, a Fase Final da Taça Nacional em Andebol tem transmissão televisiva garantida na RTP2. O encontro entre o Benfica, vencedor da Taça da Liga, e o Madeira SAD, a um triunfo da vitória na Liga de Andebol, é o jogo "grande" das meias-finais.

Na outra partida, o único representante do distrito de Aveiro e estreante nas meias-finais, o Alavarium, terá a difícil tarefa de defrontar o Porto, o detentor da Taça da época 2005/06 e, das equipas em competição, aquela que mais taças ganhou, seis.

Resultados do sorteio

19 Maio Sábado
Jogo 1_16h30 Benfica X Madeira SAD (transmissão em directo na RTP2)
Jogo 2_18h30 F.C. Porto X Alavarium

20 Maio Domingo
FINAL_17h00 (transmissão em directo na RTP2)

Reacções dos representantes dos clubes

FC Porto – Manuel Arezes, Jogador
“Só nos importa ganhar a meia-final e conquistar o troféu. Nos anos 70, ganhamos a Taça Nacional dois anos consecutivos e esperamos repetir a proeza”.

Alavarium – Paulo Elísio Sousa, Presidente do Clube
“Não nos preocupa o adversário, o facto de estarmos presentes na meia-final é um orgulho e revela o trabalho que temos vindo a desenvolver. Este será um embate difícil. Mas o nosso objectivo é proporcionar um bom espectáculo, dignificar o clube e, se possível, chegar à Final.

Benfica – Jorge Morgado, da Casa do Benfica de Estarreja
“Sorteio é sorteio! O Benfica terá que jogar com o Madeira SAD que é um dos adversários mais difíceis, mas estamos confiantes”.

Madeira SAD – António Florido, dirigente
“A equipa está pronta para jogar com qualquer uma das equipas. Vamos lá para lutar e conquistar a Taça de Portugal. O espírito do clube é entrar em qualquer jogo para vencer”.

Treinos Oficiais

19 Maio
09h – 10h Benfica
10h – 11h Madeira SAD
11h – 12h F.C. Porto
12h – 13h Alavarium

Informações – Bilhetes

Serão disponibilizados bilhetes gratuitos aos clubes participantes, aos clubes de andebol, à Câmara Municipal e à Associação de Andebol de Aveiro. Por uma questão de segurança, serão colocados à venda uma quantidade mínima de bilhetes, a partir de segunda-feira, dia 14.