Novas Oportunidades no Centro do Antuã: Mais de 6 centenas tentam a certificação do 12º ano

quinta, 10 de maio 2007

Ana Santos está ansiosa para iniciar o processo de certificação do 12º ano. É uma das 675 pessoas que já se inscreveram no CNO – Centro de Novas Oportunidades do Antuã para o reconhecimento, validação e certificação de competências ao nível secundário. O CNO do Antuã faz parte do grupo de 31 centros que estão no pelotão da frente para a implementação do programa Novas Oportunidades. Ontem, realizou-se no Cine-Teatro Municipal de Estarreja uma sessão de divulgação e esclarecimento bastante participada.

Esta é a resposta ao adulto que não possua o nível secundário de educação. O volume de inscrições veio comprovar essa necessidade. A estarrejense Ana Santos, 40 anos, de Beduído, é operária fabril e tem esperança que a certificação “abrirá novas perspectivas em termos profissionais”. Rui Silva, de Canelas, funcionário público, traçou o “objectivo de terminar o 12º ano e com isso tirar vantagens a nível profissional”.

O CNO do Antuã, a funcionar na antiga Escola Conde de Ferreira, engloba toda a região. Os interessados são provenientes não apenas de Estarreja, como também da Murtosa, Ovar, Ílhavo, Aveiro, Sever do Vouga, São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis. Rosa Branca, 47 anos e desempregada, veio de Loureiro, Oliveira de Azeméis, à sessão porque considera importante para o seu currículo ter a certificação ao nível secundário.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, ligado ao nascimento deste centro em 2003, enalteceu o aprofundar deste projecto que valoriza a aprendizagem ao longo da vida. “Não basta ter um canudo, existem pessoas sem escolaridade que são exemplos de sucesso e cada um de vocês tem em si a chave do sucesso para mudar o rumo de vida”, disse dirigindo-se aos futuros alunos do CNO do Antuã. A parceria Escola Secundária/ Câmara Municipal é para continuar tendo como finalidade a formação dos cidadãos menos qualificados.

A estratégia concelhia assenta num “esforço de articular os ensinos básico, secundário e pós-secundário”, referiu o Vereador da Educação da Município, João Alegria, aludindo a uma das áreas de actuação da Rede Social do concelho, a qualificação escolar e profissional.