Estarreja com DESTAC

sexta, 18 de maio 2007

A apresentação pública e tomada de posse dos órgãos sociais da DESTAC – Associação para o Desenvolvimento do Centro Urbano de Estarreja teve lugar nos Paços do Concelho. Inserida no projecto UAC – Unidade de Acompanhamento e Coordenação de Estarreja, a DESTAC tem como objectivo impulsionar o centro urbano e surge duma parceria entre SEMA – Associação Empresarial e Câmara Municipal.

Presente na sessão, Clotilde Cavaco, da Direcção Geral das Actividades Económicas, destacou a “abordagem transversal e estruturada” subjacente a estes projectos. Existem em todo o país, 65 UAC’s. A SEMA foi a entidade promotora de 3 UAC’s sendo das associações do país que mais projectos impulsionou.  

No fundo, a DESTAC será a “agência de desenvolvimento local, uma unidade facilitadora e dinamizadora que torne Estarreja competitiva”, disse Clotilde Cavaco apelando à participação e envolvimento de todos os agentes locais. Atendendo a que o financiamento decorre até Junho de 2008, a responsável lembrou que a DESTAC tem que garantir a sua própria sustentabilidade. Esse objectivo “assenta na credibilidade que a UAC vai ter que obter”.         

O discurso do primeiro presidente da direcção da associação teve esse desafio presente. Será essencial desenvolver “uma estratégia global em que todos os actores locais estejam envolvidos e desta forma contribuam para tornar este centro urbano num centro de referência, competitivo e adaptado às necessidades dos consumidores, usufruindo dos benefícios atractivos que muitas vezes desconhecem ou são mal explorados”, declarou o Vereador dos Pelouros da Cultura, Educação e Acção Social da Câmara, João Alegria.

A missão é modernizar, revitalizar e promover o centro urbano, criando condições de atracção através da requalificação da zona e do desenvolvimento da gestão unitária e integrada de serviços de interesse comum. Com duração de um ano e meio, até Junho de 2008, o projecto envolve um investimento de 185 mil €.   

A ideia é estimular o comércio tradicional através de acções integradas de animação e de dinamização e recuperação do espaço urbano e criar uma imagem única e distinta para a área de intervenção e seu comércio. João Alegria quer “aumentar o leque de atractivos da região, criando uma imagem institucional consistente através da revitalização de todo o tecido urbano, da promoção dos recursos naturais e culturais existentes, de uma dinâmica de animação contínua e de actividades de entretenimento associadas à actividade comercial e cultural”.

Numa altura em que Estarreja tem sido alvo do interesse de grandes grupos da área da alimentação, o presidente da Câmara sublinha que “a UAC surge como um contrapeso a essa tendência e é especialmente oportuna”. José Eduardo de Matos elogia a natureza do projecto que, além da modernização do comércio local inclui “outras cambiantes como o trânsito, o estacionamento, a mobilidade, os espaços urbanos”. 

A DESTAC já está no terreno. A primeira acção visível é a 6ª Semana do Ambiente de Estarreja, com início no domingo, estando a associação envolvida na organização do evento. As palavras do gestor de Centro Urbano – DESTAC, Nuno Bastos, apelam ao “sentido de unidade, estabelecendo-se um rumo que interesse a todos. É preciso investir neste projecto para que todos tenham ganhos”.    


Composição dos Corpos Sociais da DESTAC

Mesa da Assembleia-Geral
 
Presidente: José Eduardo Alves Valente de Matos
1º Secretario: Filipe de Almeida Marques
2º Secretário: Pedro Rodrigues de Almeida Matos
 
Direcção
 
Presidente: João Carlos Teixeira Alegria
Vice-Presidente: José Augusto Henriques Rebelo
Secretário: José Fernando Ferraz Correia
Tesoureiro: Carmen Maria Valente da Silva e Almeida e Marques
Vogal: José António Pereira de Sousa Marques
 
Conselho Fiscal
 
Presidente: Pedro Tomás Pereira Marques
Secretária: Carla Alexandra Gonçalves Almeida
Secretário: Manuel Augusto de Amorim Valente