DIA PACOPAR: Empresas e Comunidade em estreita ligação

quarta, 06 de junho 2007

No Dia Mundial do Ambiente, empresas e comunidade estreitaram ligações. O PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Actuação Responsável promoveu o Dia PACOPAR que consistiu numa manhã de Portas Abertas e na exibição do filme “Uma Verdade Inconveniente”.

Os parceiros do PACOPAR – empresas do Complexo Químico, GNR, Bombeiros Voluntários, Câmara Municipal, Hospital Visconde de Salreu e o Centro de Saúde – abriram as suas portas a estudantes, idosos e deficientes dando a conhecer o seu funcionamento.

Paulo Jorge, da CIRES, salienta que, pela primeira vez, outras entidades que não as empresas participaram nesta jornada de portas abertas. “O PACOPAR acabou por se consolidar e conseguiu que mais parceiros se juntassem à jornada de portas abertas”.

Por outro lado, o actual responsável do secretariado do painel sublinha a diversificação do público-alvo da iniciativa que pela primeira vez contou com a presença de utentes da CERCIESTA e da Santa Casa da Misericórdia, para além de estudantes das escolas do concelho como é habitual. Este passo é também “um sinal de integração e de adesão ao painel e aos princípios do PACOPAR”. A Cires foi uma das empresas que recebeu o grupo da Santa Casa cuja “média de idades era de 85 anos”. O grupo de idosos ofereceu ao Secretariado do PACOPAR um quadro com o logotipo do painel feito em materiais reciclados.

A Câmara Municipal recebeu os estudantes do Curso Tecnológico de Acção Social da Escola Secundária de Estarreja. Os jovens ficaram a conhecer a história do edifício dos Paços do Concelho e o funcionamento das autarquias, suas atribuições e competências. O grupo visitou os outros edifícios e serviços camarários, do Planeamento, ao Ambiente, das Obras Públicas às Particulares.

A EB1 de Canelas foi uma das escolas participantes na manhã de portas abertas. Os alunos dos 3º e 4º anos visitaram o Quartel dos Bombeiros Voluntários. Munidos de cadernos onde apontaram tudo o que viram, a Isabel, o João, a Ana Catarina e o Gabriel dizem que adoraram a visita. “Subimos aos carros dos Bombeiros. Descobrimos coisas que não sabíamos. Como é que eles se preparam para o combate dos incêndios e como fazem os treinos. Visitámos a sala de controle”. Outra aluna, a Daniela acrescenta que ficou a conhecer “a casa – escola que é o edifício de treinos” e adorou o “carro antigo que era puxado à mão”.

A tarde foi de reflexão com a exibição do documentário "Uma Verdade Inconveniente", seguido de debate, no Cine-Teatro. O debate, moderado por Myriam Lopes, do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro, contou com a participação de representantes da área do ambiente das empresas CIRES e CUF, além da Câmara Municipal.