FESTAS DE STO ANTÓNIO, DA CIDADE E DO MUNICÍPIO 2007

Este sábado: Concerto de José Cid

sexta, 08 de junho 2007

O concerto de José Cid é um dos pontos fortes da programação das Festas de Santo António para este fim-de-semana. José Cid acumula um sucesso de 40 anos e é reconhecido e retratado em largas dezenas de inesquecíveis e inspiradas canções. "A Rosa Que Te Dei", "Na Cabana Junto à Praia", "20 Anos", "Junto à Lareira", "Velho Moinho", "Ontem, Hoje e Amanhã", "Cai Neve em Nova Iorque", "A Lenda De-el Rei D. Sebastião" ou "Como o macaco gosta de banana" são apenas alguns dos seus grandes êxitos. Concerto este sábado à noite, a partir das 22h30, na Praça Francisco Barbosa.

É na principal praça da cidade que se concentram os festejos. Hoje às 18H00, abrem as Tasquinhas de Gastronomia Regional que se mantêm abertas até domingo. Neste primeiro fim-de-semana de tasquinhas, 10 colectividades servem as especialidades da região: rojões, couratos, sardinha assada, caldeirada de enguias, enguias fritas, porco assado no espeto, padas de Pardilhó, regueifa doce, entre muitas outras iguarias.

Logo à noite, às 22H00, actua a Orquestra Ligeira do Clube Cultural e Desportivo de Veiros. A Orquestra do CCDV foi formada oficialmente em 1990. É dirigida pelo Maestro Arménio Jacinto Soares Pinto. Website: www.ccdv.pt

Duas exposições de pintura são inauguradas amanhã à noite. O artista plástico estarrejense Joakin Pereyra apresenta a exposição de pintura “Antuã”. 31 telas inéditas do pintor com inspiração ribeirinha. "Antuã" abre às 21h, na Casa da Cultura. Meia hora depois é inaugurada a Exposição de Pintura Colectiva de Alunos do CRE. O Centro Recreativo de Estarreja apresenta a exposição anual de trabalhos dos alunos que frequentam a escola de pintura da colectividade.

Esta sexta, tem início o VIII Convívio Motard, no Parque do Mato, em Avanca. A Associação Motards Amigos de Avanca organiza mais um convívio, nos dias 8 (18h-2h) e 9 (9h-1h30), com gastronomia e desgarrada minhota na primeira noite. No sábado, destaque para o show de Freestyle, às 17h, com as presenças do vice – campeão Bruno Silva e do pequeno Henrique Alves, que com apenas 7 anos de idade já domina as duas rodas.

No Pavilhão Municipal, o Estarreja Andebol Clube promove, o III Torneio de Andebol “Cidade de Estarreja”, dedicado às camadas jovens. Sábado e domingo, a competição está nas mãos dos escalões de iniciados e juvenis com jogos às 9h30, 11h30, 15h e 17h. No dia 16, realiza-se o torneio de infantis (9h-12h30). Nesse mesmo dia, a encerrar a 3ª edição, as velhas guardas do clube regressam ao campo com jogos de veteranos femininos (16h) e masculinos (18h). Os torneios das camadas jovens envolvem 12 equipas provenientes de 8 clubes.

No domingo, entre as 10h e as 15h, a Praça recebe a 1ª Concentração de Ciclomotores Antigos. O Moto Clube de Estarreja realiza a exposição de solex, motorizadas, vespas e motas antigas. O programa inclui um passeio pelas ruas da cidade, às 15h30. Mais informações no website motoclubestarreja.com

Na Piscina Municipal, a partir das 15h30, decorre o XIX Torneio de Natação da Câmara Municipal com 14 Clubes Participantes: Clube Desportivo de Estarreja; AD Arouca; CD Campinho; Associação Estamos Juntos; SC Beira-Mar; CAPGE; AC Viseu; Casal Comba; Sporting Clube de Aveiro; Galitos; CD Feirense; CN Maia; C Naval – Nazaré; SC Espinho.

Três espectáculos acontecem no domingo. A Praça Francisco Barbosa recebe às o concerto da Orquestra Típica de Águeda, às 15h, e animação, às 19h, com o Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Ventos da Ria”. O grupo dedica-se à recolha e divulgação da Música Tradicional Portuguesa de que as Terras Marinhoas são tão prodigamente ricas.

No Cine-Teatro terá lugar às 17H30, o Encontro de Coros das Terras da Beira Ria. Com organização do Coral da Associação Cultural de Salreu, o encontro conta com a participação dos seguintes grupos: Coral Vera Cruz; Orfeão de Vagos; Orfeão de Ovar; Coro da Casa do Pessoal do Porto de Aveiro; e Coral e Tuna da Associação Cultural de Salreu.