Deputados visitaram exploração de Raça Marinhoa em Fermelã

segunda, 11 de junho 2007

A Subcomissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas da Assembleia da República iniciou esta manhã em Estarreja um ciclo de visitas às Raças Autóctones portuguesas, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio.

O grupo visitou uma exploração de Raça Marinhoa, propriedade do produtor Celestino Beirão, localizada em Fermelã, na zona do Baixo Vouga. A acompanhar os deputados estiveram o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, o presidente da Junta de Freguesia de Fermelã, Sílvio Marques, bem como dirigentes e técnicos da Associação de Criadores de Bovinos da Raça Marinhoa e da Federação respectiva.

O presidente do Município recebeu a comitiva e alertou para o financiamento do Projecto de Desenvolvimento Agrícola do Baixo Vouga Lagunar. A subsistência da raça bovina da região também depende da riqueza dos solos. E para que essas condições se mantenham “é urgente a intervenção prevista no âmbito do Projecto do Vouga e necessário que seja reforçada a verba para o próximo concurso público”, preveniu o autarca.

Na região do Baixo Vouga onde subsistem actualmente 2300 fêmeas da Raça Marinhoa longe das 20 mil que existiam há uns anos, os elementos da Associação centraram as suas preocupações no desenvolvimento da raça e na necessidade de criação de uma política que vise a sua expansão, bem como a sua divulgação e presença da carne marinhoa nos restaurantes da região.

A deslocação da Subcomissão presidida pelo deputado Miguel Ginestal insere-se num programa de visitas a Raças Autóctones portuguesas. O périplo que decorre hoje e amanhã pretende conhecer a realidade das raças autóctones.