13 Junho de 2007 | 19h00 | Paços do Concelho SESSÃO SOLENE DO DIA DO MUNICÍPIO

Homenagem aos Eleitos em 1976, Atletas Campeões Nacionais e Funcionários Municipais

terça, 12 de junho 2007

No encerramento das comemorações do 30º aniversário do Poder Local Democrático, a Câmara Municipal vai laurear com a Medalha de Mérito Municipal os autarcas eleitos nas primeiras eleições autárquicas, em 1976, representando uma homenagem pública a todos os autarcas locais eleitos desde então.

Pela primeira vez, em cerimónia solene e pública, a Câmara vai também homenagear os funcionários que em 2006 completaram 25 anos ao serviço da autarquia e/ou que passaram à situação de aposentados.

Amanhã, na Sessão Solene do Dia do Município, vão ainda ser distinguidos quatro atletas estarrejenses que se sagraram campeões nacionais na época passada.

ATRIBUIÇÃO DE MEDALHAS DE MÉRITO MUNICIPAL de 2007

Proposta apresentada pelo Presidente na reunião de Câmara de 29 de Maio de 2007 e aprovada por unanimidade em minuta.

“Celebramos os 30 Anos do Poder Local Democrático, nascido da Revolução de 25 de Abril de 1974. Há precisamente um ano abrimos esta justa comemoração com a inauguração da Praça do Município, que assinala este marco na nossa história colectiva.

Em Dezembro de 1976 foram livremente eleitos os Primeiros Cidadãos para as Autarquias, iniciando o caminho que estamos a percorrer desde então, trabalhando nas Freguesias e nos Municípios para desenvolver Portugal.

Muito se deve ao Poder Local: Estarreja é certamente hoje uma Terra mais desenvolvida graças à dedicação dos homens e mulheres que sucessivamente têm integrado os diferentes cargos autárquicos. Com alguns erros e omissões é certo, mas com muitos mais avanços e obras, justificando esta homenagem pública, afinal aos Autarcas destas três décadas, aqui representando as 7 Freguesias e o Município.

Servirá também de estímulo e desafio para que os actuais Autarcas e outros Cidadãos venham percorrer este caminho, na convicção de que só com um Poder Local forte, a complementar o Poder Central, Portugal se cumprirá.

Nestes termos, proponho a atribuição da Medalha de Mérito Municipal aos primeiros Presidentes de Assembleia e de Junta de Freguesia, de Assembleia e de Câmara Municipal eleitos em resultado das Eleições Autárquicas em 1976. No seu decesso, ou impossibilidade, sejam representados por familiar directo na Sessão Oficial do Feriado Municipal de 13 de Junho de 2007, a realizar nos Paços do Concelho, pelas 19H00.”

ELEITOS EM 1976

Presidente de Câmara Municipal – Maria de Lurdes de Jesus Almeida Breu

Presidente Assembleia Municipal – Luís de Sousa Soares Pinto da Silva

Presidentes de Juntas de Freguesia
Avanca – Artur Martins de Matos
Beduído – A título póstumo António Augusto Marques de Almeida
Canelas – A título póstumo Álvaro Aguiar Pinto Valente
Fermelã – A título póstumo Aristides Rodrigues da Silva
Pardilhó – A título póstumo Dionísio dos Santos e Matos
Salreu – Joaquim da Silva Marques
Veiros – João Marques Vaz

Presidentes de Assembleias de Freguesia
Avanca – José Manuel Amaral Carvalho
Beduído – A título póstumo António Afonso de Almeida Lopes
Canelas – José Rodrigues da Cruz
Fermelã – Manuel Ribeiro Martins
Pardilhó – Armando Rogério Valente de Matos
Salreu – Caetano Rodrigues de Pinho
Veiros – José da Silva Pereira

VOTOS DE LOUVOR MUNICIPAL

André Pinto, Campeão Nacional de Basquetebol pela Ovarense e ainda coroado com o MVP na Liga de Verão de 2006

Gilda Correia, Campeã Nacional e Vencedora da Taça de Portugal de Basquetebol pelo CAB-Madeira

Pedro Santos, Campeão Nacional de K1 na distância de 200m, na modalidade de Canoagem, pela Associação Saavedra Guedes, para além de ser Vice-Campeão em 500m e 3º classificado nos 1.000m, confirmando-se como o 2º melhor atleta nacional. Conquistou duas medalhas de Bronze para Portugal na Taça do Mundo, integrando o Projecto Olímpico Pequim 2008.

Mafalda Ribeiro, Campeã Nacional de infantis em K1 500m e 1.000m (distâncias olímpicas), pela Associação Saavedra Guedes