DIA DO MUNICÍPIO

Homenagem aos protagonistas do poder local democrático

quinta, 14 de junho 2007

30 anos depois, os autarcas eleitos nas primeiras eleições autárquicas regressaram aos Paços do Concelho para uma justa homenagem. Na Sessão Solene do Dia do Município, a Medalha de Mérito Municipal foi entregue aos eleitos em 1976. Dos 16 presidentes de Câmara, Assembleia Municipal, Junta e de Assembleia de Freguesia, uns foram homenageados a título póstumo, outros receberam a distinção pelas mãos dos actuais presidentes de Câmara e Assembleia Municipal.

O Município prestou ainda homenagem a quatro atletas estarrejenses que se sagraram campeões nacionais e aos funcionários públicos que completaram 25 anos ao serviço da autarquia e/ou que se aposentaram.

No encerramento das comemorações do 30º aniversário do Poder Local Democrático, “esta devida honra aos Pais Autarcas de há 30 anos é necessariamente um reconhecimento público para todos os que, ao longo destas 3 décadas, serviram esta nobre causa nos órgãos municipais ou de freguesia”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, que não deixou de referir a “global deriva centralista e pontualmente mesmo anti-autárquica do Poder de Lisboa”.

No seu discurso oficial abordou as diferentes áreas de actuação da Câmara em prol do desenvolvimento sustentável do concelho. No que ao ambiente diz respeito, após menções ao BioRia, à despoluição dos solos pelo projecto ERASE, às infraestruturas de água e saneamento e à limpeza urbana, José Eduardo de Matos acrescentou que “falamos muito na Actuação Responsável, a mesma que pretendemos dos infractores e da Administração Pública, que demora meses a fazer análises ou não dá respostas”.

Na saúde, a inevitável a referência à reforma preconizada pelo Governo. “O Portugal da paisagem, do interior ao litoral, sofre sucessivos cortes e ao Distrito de Aveiro, o maior da Região Centro, nem destinam uma Urgência Polivalente, mantendo Coimbra as suas duas e Viseu a terceira”, salientou.

José Eduardo de Matos promete continuar a resistir, “apesar de agora já haver quem diga que sim”, pelo menos enquanto “não sentirmos minimamente acautelados três fundamentais aspectos: a resposta de urgência a um Município com um crescente Complexo Químico que labora 24h/dia; os cuidados primários necessariamente prestados pelo Centro de Saúde e todas as 6 actuais extensões; e um presente com mais consultas e melhores respostas, pelo futuro do Hospital Visconde de Salreu”.

O presidente da Assembleia Municipal, Alcides Sá Esteves, partilha “incontornáveis preocupações colectivas – como sejam o aventado encerramento do serviço de urgências do Hospital Visconde de Salreu”, não obstante vê o futuro com “fundado optimismo. Continuo a acreditar que o nosso parque “ECO-Empresarial” constituirá, este ano e nos próximos, o principal factor de transformação da situação sócio-económica concelhia”.

O impacto desta obra municipal será visível a vários níveis. “As vendas dos respectivos terrenos trarão aos cofres municipais o desafogo que necessitam, possibilitando investimentos relevantes nas mais diversas áreas; as empresas que nele se instalam criarão, já a curto prazo, várias centenas de postos de trabalho directos, a que se seguirão inúmeros postos de trabalho indirectos; o comércio, os serviços, a construção civil colherão inegáveis frutos deste crescendo de riqueza e actividade; as famílias passarão a dispor, espera-se, de mais rendimentos; as actividades culturais multiplicar-se-ão e diversificar-se-ão; as receitas correntes do município aumentarão”, antevê Alcides Sá Esteves.

Pela primeira vez em cerimónia oficial, a Câmara homenageou os seus funcionários. Uma salva de prata foi oferecida aos trabalhadores que em 2006 completaram 25 anos ao serviço da autarquia .Foi ainda entregue a medalha prateada do município aos que passaram à situação de aposentados. Momento para José Eduardo de Matos destacar a reorganização física e funcional da Câmara.

Palavras de orgulho foram também dirigidas aos atletas estarrejenses que se sagraram campeões nacionais na época passada. “Como é bom saber que estes Jovens Desportistas são filhos desta Terra e nos dão o orgulho de serem os melhores de Portugal. Que bom exemplo para contrariar as eternas lamúrias de alguns, ou que está sempre tudo mal, de outros. A imagem destes campeões vale mais que mil palavras: Lutaram, Ganharam!”, exclamou o presidente da Câmara Municipal.

André Pinto, Campeão Nacional de Basquetebol pela Ovarense, Gilda Correia, Campeã Nacional de Basquetebol pelo CAB-Madeira, Pedro Santos, Campeão Nacional de K1 200m, na modalidade de Canoagem, pela Saavedra Guedes, e Mafalda Ribeiro, Campeã Nacional de infantis em K1 500m e 1.000m, também pela Saavedra Guedes foram agraciados com Votos de Louvor do Município.