Marchas de Santo António animaram a cidade

quinta, 14 de junho 2007

Mais uma noite concorrida nas Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja. Milhares afluíram à Praça Francisco Barbosa para assistirem às Marchas Populares. O fogo de artifício lançado da fachada dos Paços do Concelho e sincronizado com música foi outro dos momentos altos. O mítico grupo estarrejense Escala 5, que cumpre 30 anos de carreira, conduziu o baile popular, noite adentro.

Os primeiros marchantes da noite, a Associação de Pais da Escola das Laceiras, assinalaram o centenário da escola salreense, “um século de letras a ensinar”, cantavam. A Marcha do Arraial da Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense entrou logo depois na praça da cidade, apadrinhada por um dos elementos mais antigos da colectividade, Fernanda Beirão e por Alcides Sá Esteves.

O Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã” desfilou enfeitado de flores. O Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros vestiu-se de azul e vermelho para cantar ao Santo António. A Marcha da Associação Cultural e Recreativa do Roxico recordou o Dia da Espiga, dia de festa em que as ceifeiras cantavam.

De Pardilhó veio o Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Ventos da Ria”, com a homenagem aos marinheiros. Os “cozinheiros” da Associação Cultural e Recreativa Vai Quem Quer falaram de gastronomia típica nestas Marchas. As Bandas do Concelho – Bingre Canelense, Visconde de Salreu e do Clube Pardilhoense – fizeram o acompanhamento musical dos grupos desfilantes.

A sardinha assada na brasa já tinha sido servida nas Tasquinhas Típicas, com a participação da Banda Visconde de Salreu, Casa do Benfica, Associação Desportiva Arsenal de Canelas e Fundação Cónego Filipe de Figueiredo.