2º Aniversário da Reabertura do Cine-Teatro de Estarreja

ADESÃO DO PÚBLICO AUMENTOU 55% NO PRIMEIRO SEMESTRE DESTE ANO

terça, 19 de junho 2007

Mais de 47 mil espectadores passaram pelo Cine-Teatro de Estarreja nestes dois anos de funcionamento, desde a sua reabertura a 18 de Junho de 2005, após a remodelação do edifício datado dos anos 50.

A data foi assinalada na com um espectáculo inédito. Em palco o projecto “Steel Drumming Toca Zeca Afonso” com Miguel Guedes, vocalista dos Blind Zero, apresentou novos arranjos das criações de Zeca Afonso numa viagem musical à obra do incontornável cantautor.

A qualidade e variedade da programação deram uma nova vida ao panorama cultural do concelho. O crescente interesse do público é uma das notas a reter.

Comparando o primeiro ano com o segundo ano de funcionamento, o número de espectadores aumentou 44%. Entre Junho de 2005 a Maio de 2006 frequentaram o Cine-Teatro 19537 pessoas. Desde Junho do ano passado até Maio deste ano, o número de espectadores subiu para 28114.

Na leitura por semestres, verifica-se de forma mais notória que a evolução tem vindo a ser exponencial. Assim, comparando o primeiro semestre de 2006 com o período homólogo deste ano, o número de espectadores aumentou 55%.

“O Cine-Teatro está a conseguir fidelizar e atrair novos públicos. A programação é de elevada qualidade e abrangente a diversos públicos conseguindo-se assim transformar o Cine-Teatro numa sala de referência no panorama cultural nacional”, avalia o vice-presidente da Câmara, Abílio Silveira.

O balanço feito pelo programador do Cine-Teatro, Pedro Fernandes, é “francamente positivo dada a notória qualificação de públicos que está a ser levada a efeito”. O público “vai saindo satisfeito com as propostas apresentadas e regressa”, constata o responsável.

Os espectáculos mais transversais – como o ciclo Concertos Íntimos com Sérgio Godinho, Sara Tavares e Jorge Palma, sempre com sala lotada – registam uma forte adesão. Contudo, também os eventos de cariz comunitário local têm atraído a população à principal sala de espectáculos da cidade. Serve de exemplo o Encontro de Trupes de Reis e as apresentações dos grupos de crianças e jovens da Formação Contínua de Teatro e Expressão Dramática acolhida no Cine-Teatro no âmbito do Serviço Educativo.

Pedro Fernandes faz questão de salientar que “também propostas aparentemente menos óbvias têm suscitado um crescente interesse do público”. Uma oferta que cumpre “uma estratégia de desenvolvimento de públicos sustentável: a sua captação, qualificação e consequente fidelização”.

Neste olhar a dois anos de actividade, Abílio Silveira destaca “o empenho de toda a equipa do CTE em manter o dinamismo e qualidade que tem evidenciado” garantindo que “espectáculos de referência vão continuar a passar por Estarreja e, em concreto, por esta sala”.

Permanecem os espectáculos de qualidade ao mesmo tempo que se aposta continuamente na melhoria das condições técnicas. Ainda recentemente, a Câmara Municipal adquiriu um gerador, num investimento de cerca de 30 mil euros, de forma a garantir a realização dos espectáculos quando há interrupções de energia eléctrica. O lançamento do site do CTE é uma das novidades para a nova temporada.