Câmara cedeu antiga escola: Associação Desportiva de Santiais tem nova sede

sexta, 29 de junho 2007

A Associação Desportiva de Santiais (ADS) inaugurou no domingo a sua nova sede localizada na antiga Escola Primária do Barreiro de Além, entretanto desactivada e que a Câmara Municipal cedeu à colectividade, no âmbito de um protocolo de cooperação.

No ano em que comemora o seu 10º aniversário, a ADS recebe da autarquia, a título provisório e gratuito, uma sede própria. O antigo edifício escolar, que ficou inactivo no último ano lectivo, deu lugar à nova morada da ADS até agora instalada numa habitação particular. "Com a obtenção desta sede, vamos trabalhar mais e melhor", garantiu o presidente da direcção da ADS, António José Almeida, na cerimónia de inauguração.

Conforme fez notar o presidente da Câmara Municipal, esta é a primeira cedência de uma escola desactivada a uma colectividade. “É um novo desafio. A cidade começa aqui. Cabe agora à comunidade local dar o seu contributo e também dinamizar o espaço e a sua terra. As pessoas têm que se articular e mobilizar”, apelou José Eduardo de Matos.

Para além do futebol, que constitui a principal actividade da associação, a ADS quer agora virar-se para a realização de actividades culturais e sociais. O presidente da direcção da ADS acredita que com esta nova dinâmica “este espaço irá ter mais movimentação por parte da população de Santiais e não só”. António Almeida aguarda a realização de obras de embelezamento e aproveitamento do espaço envolvente ao edifício.

O Município de Estarreja pretende valorizar todo o espaço. O presidente da Câmara Municipal adiantou que o local, agora uma verdadeira “Casa do Povo”, será apetrechado com uma área desportiva e de lazer, nomeadamente com a construção de um campo polidesportivo.