Concerto de Música Barroca na Casa de Egas Moniz é o próximo desafio

Encontro da Banda Visconde de Salreu com Carlos Guilherme

terça, 10 de julho 2007

A Banda Visconde de Salreu deu provas da sua versatilidade no concerto com o tenor Carlos Guilherme, no último sábado, no Cine-Teatro de Estarreja. A este espectáculo juntaram-se ainda os Corais da Foz do Douro e do Orfeão do Porto.

O cantor Carlos Guilherme elogiou a banda filarmónica de Salreu e a experiência que viveu em Estarreja. “As bandas são uma força viva da terra, ocupam o tempo livre de muitos jovens e são uma escola. Esta é uma boa banda e a experiência é sempre nova e cativante”, disse no final do concerto.

Dividido em duas partes e com cerca de duas horas, o espectáculo revelou uma banda flexível aos vários tipos de música, sob batuta do Maestro Afonso Alves, começando a viagem melodiosa pela clássica, com Strauss, passando pela moderna, com temas de Phil Collins, e passagens pelos êxitos da música portuguesa tornados célebres por Carlos do Carmo.

Na segunda parte, já com Carlos Guilherme em palco, o tenor interpretou o fado “A Guitarra Toca Baixinho” abrindo o leque para a segunda viagem musical da noite onde a comunicação com os espectadores ia fluindo. O tenor conversava com o público, explicava as origens das músicas, contava histórias, inclusive pessoais, e anedotas. 

No final do concerto, o Maestro da Banda Visconde de Salreu fazia um balanço positivo deste “trabalho de equipa muito bom”. O objectivo é atingir patamares de qualidade sem se deter “na monotonia das coisas medíocres. Temos que fazer sempre melhor, é a nossa obrigação”, afirmou Afonso Alves.

Junto dos músicos, a satisfação era visível. João Figueira, de 15 anos, toca clarinete e disse que “a experiência foi diferente e correu muito bem”. O esforço de concretizar projectos distintos tem também o objectivo de “aproximar os jovens nomeadamente através das músicas mais modernas e conhecidas”.       

Concerto de Música Barroca no sábado

O próximo desafio da Banda Visconde de Salreu acontece já no próximo sábado, num concerto de música barroca, nos jardins da Casa Museu Egas Moniz, em Avanca. As expectativas do maestro são as melhores, “tirando partido do cenário e da extraordinária fachada da Casa Museu, com música e contexto completamente diferentes”. Além do mais, o concerto será coreografado pelo Estúdio de Dança Margarida Valle, do Porto.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido por Afonso Alves, numa área pouco explorada no âmbito da actividade filarmónica, este 2º Encontro de Música Barroca da Banda Visconde de Salreu está marcado para as 21h30, com entradas livres. O evento está inserido nas comemorações do 39º aniversário da inauguração da Casa Museu do Prémio Nobel da Medicina.

Website da Banda Visconde www.bandaviscondesalreu.com