Câmara Municipal lança “ Espaço Internet de Estarreja”.

quinta, 10 de outubro 2002

A Câmara Municipal de Estarreja, numa clara intenção de generalização rápida do acesso dos cidadãos a computadores, à Internet e ao correio electrónico, pretende criar no centro da Vila o “Espaço Internet de Estarreja”. Este Espaço Internet ficará localizado na Casa da Cultura de Estarreja, que se situa na convergência entre a principal avenida e praça da Vila. Este local apresenta uma grande visibilidade e fácil acesso para a população que circula diariamente no centro da Vila, sendo um local de privilegiado trânsito pedonal. Este espaço de divulgação da utilização da Internet funcionará em horário alargado de abertura ao público. Este horário deverá estender-se até ás 20 horas de segunda a sábado. O “Espaço Internet de Estarreja” disporá de oito postos públicos de acesso gratuito à Internet, sendo que um deles ficará adaptado a cidadãos com necessidades especiais. O presente espaço irá contar com monitores devidamente habilitados, que proporcionarão apoio aos utilizadores deste espaço, organizarão demonstrações de utilização da Internet e respectivo acesso a serviços de interesse público e ainda levarão a cabo outras acções que visem a dinamização do uso da Internet. A concretização deste projecto irá contribuir para a formação e certificação básica dos munícipes do concelho de Estarreja em tecnologias de informação, no quadro das medidas lançadas pelo governo. Serão seguidas as normas mínimas de apresentação e imagem definidas pelo Gabinete de Gestão do Programa Operacional Sociedade de Informação. Objectivos do Projecto O presente projecto, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, deverá constituir um espaço de familiarização dos munícipes com o uso das tecnologias da informação e, especialmente, da Internet e do Correio Electrónico. Através do sistema de gratuitidade da utilização deste espaço, pretende-se combater a info-exclusão de camadas sociais mais desfavorecidas. Pretende-se ainda o desenvolvimento das condições de acessibilidade, por forma a contribuir para que os munícipes com necessidades especiais possam usufruir plenamente dos benefícios das tecnologias da informação e comunicação como factor de integração social e melhoria da qualidade de vida. Localização O “Espaço Internet de Estarreja” ficará instalado no rés-do-chão da Casa da Cultura de Estarreja, edifício este constituído por dois andares com frente para a principal praça da Vila ( Praça Francisco Barbosa) e também para a principal avenida ( Avenida Visconde Salreu) . Este espaço ficará a pouco metros do Edifício dos Paços do Concelho ( Câmara Municipal de Estarreja) , encontrando-se perfeitamente enquadrada no centro urbano, próximo da Biblioteca Municipal, do Cine-Teatro, Correios, Tribunal , Mercado Municipal e de outros serviços públicos. Horário O Espaço funcionará com o seguinte horário : - Segunda a Sexta –feira - das 10h00 às 20h00 - Sábado - das 10h00 às 20h00 Horas Semanais de Funcionamento 60 Horas Horas ao Fim de Semana 10 horas Os monitores cumprirão o horário de 30 horas semanais. Formação e Apoio ao Munícipe Será definido um plano de formação básica em Tecnologias de Informação. Este plano versará sobre os seguintes temas: & Acesso à Internet & Utilização de um browser & Utilização do Correio Electrónico & Utilização de serviços públicos disponibilizados na Internet & Pesquisa de informação na Internet & Criação de Páginas Web Regulamento O regulamento do espaço será distribuído na inscrição e registo de novos utilizadores e afixado em local bem visível, e contemplará os seguintes aspectos : Ä Indicação de horário de funcionamento ao público ; Ä Condições de utilização, onde estarão contempladas as normas de utilização das instalações e do equipamento disponível, assim como as normas para o desenvolvimento de iniciativas dinamizadas por instituições locais ; Ä Deveres dos utilizadores, onde serão identificadas normas de conduta pessoal e cívica dos utilizadores e ainda norma éticas para utilização dos serviços de Internet; Ä Deveres dos dinamizadores, onde serão contempladas questões como o papel dos dinamizadores, a sua missão o tipo de ajuda que deverão prestar e as condições pelas quais devem zelar; Ä A divulgação, em local visível, do nome e dos contactos do responsável pelo Espaço, a quem devem ser dirigidos os pedidos de registo, utilização, apoio e informação .