2 FILMES PORTUGUESES EM ESTREIA MUNDIAL NA ABERTURA DO FESTIVAL DE CINEMA

62 filmes de 21 países em competição no AVANCA'07

terça, 24 de julho 2007

“Cães Marinheiros” de Joana Toste e “Área Protegida” de José Miguel Moreira são os dois filmes portugueses que irão abrir a competição do “AVANCA’07 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, cuja competição internacional decorre em Avanca, distrito de Aveiro, entre 25 e 29 do corrente mês.

Completando 10 anos e onze edições, este festival que só exibe filmes inéditos no nosso país e é considerado o maior espaço de workshops internacionais de audiovisuais da Europa, seleccionou este ano, para a competição oficial, 62 filmes de 21 países.

O cinema português tem uma forte presença através de 5 filmes na competição internacional e 23 obras na competição Avanca. Esta última competição reúne obras produzidas na região e conta pela primeira vez a presença de duas longas-metragens. São elas “Cego mesmo se vejo”, uma ficção de Luís Santiago, Oscar Pinto, Ricardo Costa e Rui Valentim (rodada em grande parte na cidade de Águeda com o apoio da Universidade de Aveiro), e “Grandes Esperanças”, um documentário que recentemente esteve nos “screenings” de Cannes.

A cerimónia de abertura da competição internacional decorre já na próxima quarta-feira pelas 22 horas no Auditório Paroquial de Avanca, com a entrega dos prémios do ano passado e a exibição dos primeiros filmes a concurso.

Dos dois filmes portugueses que irão abrir o festival, “Cães Marinheiros” é um filme de animação baseado num conto com o mesmo nome de Helberto Helder, produzido ao longo de 7 anos pela Filmógrafo, “Àrea Protegida” é uma obra de ficção científica rodada integralmente na Praia do Furadouro em Ovar.

Até domingo e paralelamente à competição de filmes, 7 workshops serão dirigidos por 9 especialistas do cinema e dos audiovisuais contemporâneos. Vindos de vários países da Europa, Cuba e Canadá e autores de reconhecida obra, orientam espaços de trabalho muito diversos, desde a animação à construção dos ruídos do cinema.

Hanna Schygulla, actriz alemã imortalizada nos filmes de Rainer Werner Fassebinder, mas também em boa parte do cinema europeu, vencedora dos prémios de interpretação dos Festivais de Cannes e Berlin, é a grande surpresa da edição deste ano. Com a actriz cubana Alicia Bustamante, Hanna irá orientar um workshop sobre o trabalho do autor e a memória do cinema.

O AVANCA’07 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPJ, Rota da Luz, Junta de Freguesia e Paróquia de Avanca, Escola Prof. Egas Moniz, INATEL e várias entidades e empresas da região.


AVANCA07
Cine-Clube de Avanca
3860-078 Avanca
tel – 234.884174
fax - 234.880658
festival@avanca.com