Campeonato Europeu de Patinagem encerra com Maratona

segunda, 30 de julho 2007

Decorreu Domingo a última prova deste Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade - Absolutos com a maratona de 42km que ligou Estarreja a Ovar.

O inicio da prova com os atletas masculinos a partirem às 10h00 da freguesia de Canelas e percorrendo várias freguesias dos concelhos de Estarreja, Murtosa e Ovar, até alcançarem a meta que se encontrava na Praia do Furadouro, mesmo junto a beira-mar, onde o calor predominante durante toda a prova, provocou uma vontade enorme de "visita" ao mar.

O percurso com algumas subidas e descidas acentuadas, grandes rectas planas, brindou os patinadores com uma paisagem magnífica tendo a Ria de Aveiro como pano de fundo.

Os atletas masculinos partiram desde o inicio aplicando um forte ritmo, que se manteve até a chegada a meta mesmo havendo algumas tentativas de fuga, todos elas se demonstraram infrutíferas, pois o pelotão recuperava sempre cada patinador que decidia "fugir".

A chegada a meta registou-se então com o pelotão coeso e onde a vitoria teve que ser decidida e sprint, onde o vencedor foi o Espanhol Garikoitz Lerga (Medalha de Ouro), seguido do Holandes Roy Boeve (medalha de prata) e o Françes Fabien Hascolt (medalha de bronze), de salientar ainda o honroso 7º lugar alcançado pelo atleta Português Diogo Marreiros.

A Prova feminina, desenrolou-se de uma forma mais descontraída e extremamente táctica, onde em algumas situações as atletas não encabeçavam o pelotão.

Mesmo assim o final em sprint foi muito emocionante, onde a atleta de Itália levou a melhor sobre as suas concorrentes Alemanha (Prata) e Bélgica (bronze).

O Campeonato, iniciativa conjunta dos concelhos de Estarreja e Ovar, terminou com uma cerimónia de encerramento pelas 16h00, no Centro Cultural e Recreativo de Válega (Sargaçal) – Ovar presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto que se comprometeu a financiar a  remodelação dos balneários dos dois clubes.

Recorde-se que a pista da Associação Desportiva do  Arsenal de Canelas, onde foram batidos sete recordes mundiais, foi considerada uma das mais rápidas do mundo.

Em 2008 o campeonato terá como cenário a Alemanha a que foi entregue o testemunho pelo representante da Comissão Europeia de Roller Skating, Fernando Claro.

Para o presidente da edilidade estarrejense, José Eduardo de Matos, as portas de Estarreja estão abertas para um futuro encontro.

Informação e foto - Site oficial do Campeonato Europeu http://www.patimportugal.net