Terminou mais uma edição dos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Video e Multimedia - Avanca 2007

terça, 31 de julho 2007

FILMES DO IRÃO, RÚSSIA, HOLANDA E ALEMANHA ENTRE OS MAIS PREMIADOS

3 FILMES PRODUZIDOS NA REGIÃO DISTINGUIDOS NA COMPETIÇÃO AVANCA

Terminaram os Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’07”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições e workshops internacionais.

No AVANCA’07 e em diferentes categorias, foram seleccionadas e exibidas 70 obras audiovisuais provenientes de 23 países. Quatro júris constituídos por 19 individualidades de Portugal, Reino Unido, Brasil, Ucrânia, Suíça e Guiné-Bissau, atribuíram 10 prémios e 7 menções honrosas.

O Prémio Cinema para a melhor longa-metragem foi atribuído ao filme iraniano “Iron Island” de Mohammad Rasoulof, que também ganhou o Prémio Melhor Argumento. A curta-metragem alemã “Security” de Lars Henning ganhou o Prémio Curta-Metragem e o filme canadiano “Rendez-vous dans l’inachevé” de Richard Jutras o Prémio Vídeo.

O Prémio Televisão foi atribuído ao documentário “Anderman” de holandês Joap van Heusden. Nesta categoria foram ainda atribuídas menções honrosas a “Sasa” de Romas Lileikis (Lituânia) e “Mistrz” do polaco Darius Kuciewicz.

Na competição multimédia foi premiado o Vlog “The call Of The Dead” do norte-americano Dane Watkins.

O Prémio Animação distinguiu o filme holandês “Oblomov’s cat” de Hans Richter, tendo “Weiss” do alemão Florian Grolig recebido uma Menção Monrosa.

O filme russo “Franz + Polina” de Mikhail Segal foi distinguido com Menção Honrosa de Longa Metragem, Prémio Fotografia

A actriz russa Svetlana Ivanova e o actor alemão Adrian Topor, protagonistas da longa-metragem “Franz + Polina” de Mikhail Segal, ganharam o Prémio Interpretação. Este filme foi ainda distinguido com Menção Honrosa e Prémio Fotografia.

A longa-metragem alemã “NimmerMeer” de Toke Constantin Hebbeln, recebeu uma Menção Honrosa.

Uma das categorias mais esperadas deste ano era a “Competição Avanca” que reunia um número record de filmes em competição, com a particularidade de todos serem produções da região.

O Prémio foi atribuído à curta-metragem de ficção “Logo hoje” de José Pedro Maganom, tendo o filme de animação “Cães Marinheiros” de Joana Toste e a longa-metragem documental “Grandes Esperanças” de Miguel Marques recebido Menções Honrosas.

O Júri Internacional de Cinema e Vídeo foi constituído por Ana Lúcia Araújo, argumentista e jornalista Brasileira, Anatoliy Lavrenishin, realizador Ucrâniano, François-Christophe Marzal, realizador Suíço, Tim Wallis, professor universitário do País de Gales e pelo crítico de cinema João Antunes.

O Júri da Competição Televisão foi constituído pela realizadora guineense Aminata Embalo, pelos professores Albano Lemos Pires, Carla Freire, Manuel Freire, realizador Manuel Matos Barbosa e a produtora multimédia Erika de Sousa.

Na Competição Multimédia o júri foi constituído pelos professores Acácio Rodrigues, José Quinta Ferreira, Vítor Pacheco e Wilson Rodrigues.O Júri da Competição foi constituído pelas realizadoras inglesas Donna Mabey e Josephine Reynolds, pelo director de festival João Rita e pelos professores António Souto e Belmiro Carvalho.

Os Encontros  foram ainda marcado pelos 7 workshops internacionais que decorreram ao longo de todo o festival e onde a presença da célebre actriz alemã Hanna Schygulla foi marcante.

O AVANCA’07 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPJ, Rota da Luz, Junta de Freguesia e Paróquia de Avanca, Escola Prof. Egas Moniz, INATEL e várias entidades e empresas da região.

Fotografias filme "Iron Island" - Prémio Melhor Longa Metragem e Melhor Argumento

"Franz + Polina " Menção Honrosa de Longa Metragem e de Fotografia