Estarreja tem mais pontos ecológicos

segunda, 13 de agosto 2007

A Câmara Municipal distribuiu mais ecopontos pelo concelho num trabalho contínuo de substituição e colocação de novos equipamentos inserido numa estratégia global para os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

Actualmente com mais de uma centena de unidades instaladas, o Município continua a apostar na aquisição de equipamentos de recolha selectiva do lixo doméstico representando um esforço financeiro. Avanca, Beduído e Pardilhó foram as freguesias contempladas nesta fase.

A autarquia tem vindo ainda a implementar Ecoboxes. O Ecobox é também formado por uma bateria de três contentores de cores diferentes mas com menores dimensões. Estas unidades destinam-se à população em geral, não obstante a maior atenção que se tem dado à comunidade escolar, devido à importância da consciencialização desta faixa populacional, e às instituições.

De referir que dos 7 ecoboxes colocados recentemente, quatro foram destinados aos Lares da Terceira Idade Vida Nova, Quinta do Rezende e do Centro Paroquial de Pardilhó, à Associação Humanitária de Salreu e ao Centro Paroquial de Avanca.

Paralelamente, o mapa da rede de ecopontos está disponível on-line no site do Município através do SIG Estarreja – Sistema de Informação Geográfica. No endereço http://sig.cm-estarreja.pt/sig é possível pesquisar a localização dos pontos verdes.

O apetrechamento das freguesias com equipamentos “verdes” só é dificultado com lamentáveis actos de vandalismo, como o que ocorreu recentemente em Fermelã onde na Rua/Travessa do Matinho o ecoponto foi vandalizado por fogo posto ficando totalmente destruído e obrigando à colocação de novos contentores. Infelizmente, estas acções ocorrem com alguma frequência.

Os ecopontos fazem parte do processo de recolha selectiva, associado à reciclagem e reaproveitamento dos resíduos. É o contributo de todos, através da separação do lixo doméstico, que faz o processo ter sucesso e resultar na melhoria da qualidade de vida e no incentivo ao desenvolvimento sustentável. Afinal, a maior parte dos resíduos que produzimos são reaproveitáveis através da reciclagem.

ZONAS COM NOVOS ECOPONTOS

Freguesia de Avanca
Largo de S. Sebastião
Rua do Outeiro, Bandeira (ao lado da Escola do 1º ciclo da Bandeira)

Freguesia de Beduído
Rua Dr. Jaime Ferreira da Silva (ao lado da Escola Secundária)
Largo de Sto Amaro

Pardilhó
Largo da Feliz

ZONAS COM NOVOS ECOBOXES

Apoio às comunidades e associações
Lar Vida Nova, Pardilhó
Lar Quinta do Resende e Lar do Centro Paroquial, Pardilhó
Centro Paroquial de Avanca
Associação Humanitária de Salreu

Apoio aos blocos habitacionais
EN 109 – R. Dr. Manuel Ferreira da Silva (junto ao Armindo Adrego), Beduído
EN 109 – R. Dr. Egas Moniz (junto ao antigo Brasileiro), Beduído
Rua da Quinta Velha, Beduído

O Munícipe que pretenda solicitar equipamentos de lixo deve apresentar o seu pedido na Junta de Freguesia para avaliação e posterior encaminhamento com o devido parecer para a Câmara Municipal.