A floresta deixou de ser indiferente para 52 jovens

segunda, 03 de setembro 2007

“Porque não manter a floresta verde? Custa assim tanto limpar? Não use a floresta como lixeira! Coloque a mão na sua consciência”. Estas e outras questões vão surgindo num vídeo elaborado por Paulo Conceição e Ana Melo, de Canelas, no âmbito do programa de voluntariado “Juntos pela Floresta, Todos Contra o Fogo no Concelho de Estarreja”, que encerrou na última sexta-feira. Os trabalhos dos 52 jovens participantes estão em exposição na Biblioteca Municipal e alertam a população para a preservação dos recursos naturais.

Nos últimos dois meses, os jovens percorreram as zonas florestais do concelho para realizarem acções de vigilância, de sensibilização da população, de recolha de lixo e inventariação de zonas de lixo, linhas de água e caminhos de acesso.

Na sessão de encerramento do programa, onde foram entregues diplomas de participação aos jovens, as entidades envolvidas no POM – Plano Operacional Municipal 2007 (Instrumento de prevenção, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós incêndio florestal) aplaudiram a dedicação e esforço dos voluntários.

O vídeo dos dois jovens de Canelas sensibilizou o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, por “dar a perceber a riqueza que possuímos e evidenciar a responsabilidade de cada um de nós como cidadãos”. Ao verem in loco o cenário real das nossas florestas, estes 52 jovens “aguçaram a sua sensibilidade” e serão certamente “cidadãos mais civilizados”.

Do lado dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, o comandante Castro Valente espera que estes jovens continuem a transmitir o seu alerta em defesa da floresta e lançou um convite. “Tenho a esperança que deste grupo tão alargado de jovens, que viram o que as pessoas maldosas são capazes de fazer, alguns se juntem aos bombeiros”.

Também para a GNR, a colaboração destes jovens na vigilância das florestas foi importante. “A GNR não é omnipresente, não está em todo o sítio ao mesmo tempo pois não temos homens para isso”, disse o comandante do posto da GNR de Estarreja, João Sousa. Dois alertas feitos pelos voluntários durante o mês de Agosto relativos a queimadas de sobrantes, que são proibidas no período crítico, deram origem a dois autos de contra-ordenação, informou o comandante da GNR.

No final da sessão, os jovens falaram da sua experiência enquanto voluntários. Joel Graça, 20 anos, estudante, traduziu um sentimento comum: fazer algo de útil para a sociedade. “Fizemos algo que é valioso, ajudámos a comunidade e defendemos a floresta”. Hoje, e vividas duas experiências como voluntário neste projecto, Joel conhece melhor a floresta do concelho e conclui que “no dia-a-dia a natureza que nos rodeia passa despercebida”. Estes jovens aprenderam a valorizar e a preservar a natureza e a ter uma atitude cívica responsável.

O projecto “Juntos pela Floresta, Todos Contra o Fogo no Concelho de Estarreja” teve organização da Câmara Municipal, através do Gabinete Técnico Florestal, no âmbito do programa Voluntariado Jovem para as Florestas, do Instituto Português da Juventude.